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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.43.2023.tde-17102023-215949
Documento
Autor
Nome completo
Júlia Schenatto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Appoloni, Carlos Roberto
Lama, Eliane Aparecida Del
Título em português
Análises não invasivas de pinturas de cavalete do artista Oscar Pereira da Silva pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP
Palavras-chave em português
Espectroscopia Raman
Fluorescência de Raios X
Museologia.
Oscar Pereira da Silva
Técnicas não invasivas
Resumo em português
Oscar Pereira da Silva é um dos nomes mais famosos entre os pintores do período neoclássico brasileiro do final do século 19 e começo do 20. Esse artista, que possuía um estilo de pintura pragmático, sempre atento aos detalhes e procurando se manter fidedigno com a realidade do que retratava em suas pinturas, desenvolveu uma grande fama ao contribuir para os acervos dos museus de São Paulo e de coleções privadas no começo do século 20. As obras que são destacados neste trabalho, Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 (1900), Fundação de São Paulo (1907), Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União (1922) e Sessão das cortes de Lisboa (1922), todas pertencentes ao acervo do Museu Paulista, são expressões de uma contribuição importantíssima que o artista fez em sua profissão: a construção imagética de eventos históricos importantes para a Independência do Brasil e formação da República Brasileira. Sob um olhar técnico-científico, essas pinturas foram estudadas com técnicas não invasivas e instrumentação portátil, garantindo a integridade das obras durante as análises, não precisando movê-las ou remover amostras para os seus estudos. Foram utilizadas as técnicas de imageamento de fotografia visível (VIS), fluorescência visível por irradiação ultravioleta (UV-Vis) e reflectografia de infravermelho (RIV), as quais revelaram restauros e intervenções, detalhes estilísticos do artista e esboços preparatórios que passavam despercebidos a olho nu. As técnicas espectroscópicas de fluorescência de raios X e Raman também permitiram a determinação da composição química dos pigmentos presentes nas telas, possibilitando estabelecer uma paleta de pigmentos mais provável para cada uma das pinturas. A partir deste conjunto de análises e com processamento dos dados por análise estatística multivariada (análise de componentes principais, ACP), foi possível destacar as semelhanças e diferenças entre as obras. As informações obtidas neste trabalho somam-se às análises realizadas anteriormente e enriquecem ainda mais o conhecimento do artista e do seu processo criativo e produtivo. Espera-se, portanto, que a construção de uma base de dados cada vez mais robusta sobre o processo artístico de Oscar Pereira da Silva contribua para futuros estudos sobre esse artista por pesquisadores de diferentes áreas da ciência de patrimônio histórico.
Título em inglês
Non-invasive analysis of easel paintings by Oscar Pereira da Silva from the collection of the Paulista Museum at USP
Palavras-chave em inglês
Museology.
Non-invasive techniques
Oscar Pereira da Silva
Raman Spectroscopy
X Ray Fluorescence
Resumo em inglês
Oscar Pereira da Silva is one of the most famous artists among Brazilian neoclassical painters from the late 19th and early 20th centuries. This artist, with his pragmatic style of painting, was always attentive to detail and tried to remain faithful to the subject that he portrayed in his paintings. He developed a great reputation contributing to the collections of São Paulos museums and private collections at the beginning of the 20th century. The paintings studied here Pedro Álvares Cabrals Debarkation at Porto Seguro in 1500 (1900), Foundation of São Paulo (1907), Prince regent Dom Pedro and Jorge de Avilez aboard the frigate União (1922) and Sessions of the Lisbon Court (1922), all belonging to the collection of the Museu Paulista, are expressions of a very important contribution that the artist made during his work: the image construction of important historical events for the Independence of Brazil and the formation of the Brazilian Republic. With a technical-scientific look, these paintings were studied with non-invasive techniques and portable instrumentation, guaranteeing their integrity during the analyses, since they didnt have to be moved or have samples removed for their studies. The imaging techniques of visible photography (VIS), visible fluorescence by ultraviolet irradiation (UVF) and infrared reflectography (IRR) revealed restorations and interventions, stylistic details of the artist and preparatory sketches that went unnoticed by the naked eye. The spectroscopic techniques X-ray fluorescence and Raman allowed the determination of the pigments chemical composition present in the canvases, making it possible to establish the more probable palette of pigments for each one of the paintings. From this set of analyzes and with the data processing by multivariate statistical analysis (principal component analysis, PCA), it was possible to highlight the similarities and differences between the artworks. The information obtained in this work adds to the analysis carried out previously and enriches even more the knowledge of the artist and his creative and productive process. Therefore, its hoped that the construction of an even more robust database on Oscar Pereira da Silva's artistic process will contribute to future studies of his artworks by researchers from different areas of historical heritage science.
 
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Data de Publicação
2023-11-09
 
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