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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.43.2023.tde-04102023-155744
Documento
Autor
Nome completo
Robson do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Marins, Paulo César Garcez
Melquiades, Fábio Luiz
Título em português
Caracterização por meio de técnicas espectroscópicas não-destrutivas e imageamento de pinturas do acervo do Museu Paulista da USP
Palavras-chave em português
Ciência do Patrimônio
EDXRF
IRR
José Wasth Rodrigues
Museu do Ipiranga
Oscar Pereira da Silva
pigmentos.
Resumo em português
O Museu Paulista da USP possui em seu importante acervo diferentes pinturas de cavalete, objetos de arte e históricos oriundos de diversas regiões do País. O museu conta com diferentes profissionais e laboratórios de conservação e restauro, envolvidos com a guarda, preservação e conservação de suas coleções, assim como pesquisadores que buscam colaborações interdisciplinares para o melhor entendimento do seu acervo, seja no olhar histórico seja no estudo da materialidade dos objetos. Neste trabalho foram analisadas quatro pinturas, produzidas nos anos 1920/30, que foram tombadas como patrimônio integrado ao edifício histórico do Museu Paulista e fazem parte da decoração interna do saguão e escadarias do eixo monumental: Retrato de D. João III e Retrato de Martim Afonso de Souza, ambas do artista José Wasth Rodrigues e Retrato de Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes e Retrato de Domingos José Martins, de Oscar Pereira da Silva. As técnicas de imageamento (radiação visível, ultravioleta e infravermelha) e de espectroscopia de Fluorescência de raios X e Raman foram utilizadas neste estudo com o intuito de caracterizar os materiais e identificar o processo criativo dos artistas bem como possíveis alterações feitas pelo próprio artista ou por intervenções de restauro posteriores. O estudo permitiu a identificação dos pigmentos presentes e assim construir um banco de dados sobre pigmentos e técnicas de pinturas enriquecendo o conhecimento a respeito destas obras e fornecendo novas informações tanto para os historiadores de arte como também para os profissionais de conservação e restauração.
Título em inglês
Characterization through non-destructive spectroscopic techniques and imaging of paintings from the collection of the Paulista Museum at USP
Palavras-chave em inglês
EDXRF
Heritage Science
IRR
José Wasth Rodrigues
Museu do Ipiranga
Oscar Pereira da Silva
pigments.
Resumo em inglês
The Paulista Museum of the University of São Paulo has in its collection different historical objects from various regions of the country. The museum has conservation and restoration professionals and laboratories, involved in the care, preservation and conservation of its collections, as well as researchers who seek interdisciplinary collaborations for a better understanding of its collection, whether in historical perspective or in the study of materiality and object identification. In this work, four paintings produced in the 1920s/30s were analyzed. These paintings are designated as integrated heritage within the historical building of the Museu Paulista and are part of the interior decoration of the monumental axis: "Retrato de D. João III" and "Retrato de Martim Afonso de Souza", both by the artist José Wasth Rodrigues, and "Retrato de of Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes" and "Retrato de Domingos José Martins," by Oscar Pereira da Silva. Imaging (visible, ultraviolet and Infrared radiation), X-ray Fluorescence and Raman spectroscopy techniques were used in this study with the aim of characterizing the materials and identifying the creative process of the artists as well as possible changes made by the artist himself or by subsequent intervention processes. The study allowed the identification of the pigments present and thus the construction of a database of the pigments and painting techniques used by the artists studied, enriching the knowledge of the objects and the artist and giving new information about these artworks for art historians and conservation and restoration professionals.
 
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Data de Publicação
2023-11-09
 
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