• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.43.2023.tde-04102023-155744
Documento
Autor
Nombre completo
Robson do Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Marins, Paulo César Garcez
Melquiades, Fábio Luiz
Título en portugués
Caracterização por meio de técnicas espectroscópicas não-destrutivas e imageamento de pinturas do acervo do Museu Paulista da USP
Palabras clave en portugués
Ciência do Patrimônio
EDXRF
IRR
José Wasth Rodrigues
Museu do Ipiranga
Oscar Pereira da Silva
pigmentos.
Resumen en portugués
O Museu Paulista da USP possui em seu importante acervo diferentes pinturas de cavalete, objetos de arte e históricos oriundos de diversas regiões do País. O museu conta com diferentes profissionais e laboratórios de conservação e restauro, envolvidos com a guarda, preservação e conservação de suas coleções, assim como pesquisadores que buscam colaborações interdisciplinares para o melhor entendimento do seu acervo, seja no olhar histórico seja no estudo da materialidade dos objetos. Neste trabalho foram analisadas quatro pinturas, produzidas nos anos 1920/30, que foram tombadas como patrimônio integrado ao edifício histórico do Museu Paulista e fazem parte da decoração interna do saguão e escadarias do eixo monumental: Retrato de D. João III e Retrato de Martim Afonso de Souza, ambas do artista José Wasth Rodrigues e Retrato de Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes e Retrato de Domingos José Martins, de Oscar Pereira da Silva. As técnicas de imageamento (radiação visível, ultravioleta e infravermelha) e de espectroscopia de Fluorescência de raios X e Raman foram utilizadas neste estudo com o intuito de caracterizar os materiais e identificar o processo criativo dos artistas bem como possíveis alterações feitas pelo próprio artista ou por intervenções de restauro posteriores. O estudo permitiu a identificação dos pigmentos presentes e assim construir um banco de dados sobre pigmentos e técnicas de pinturas enriquecendo o conhecimento a respeito destas obras e fornecendo novas informações tanto para os historiadores de arte como também para os profissionais de conservação e restauração.
Título en inglés
Characterization through non-destructive spectroscopic techniques and imaging of paintings from the collection of the Paulista Museum at USP
Palabras clave en inglés
EDXRF
Heritage Science
IRR
José Wasth Rodrigues
Museu do Ipiranga
Oscar Pereira da Silva
pigments.
Resumen en inglés
The Paulista Museum of the University of São Paulo has in its collection different historical objects from various regions of the country. The museum has conservation and restoration professionals and laboratories, involved in the care, preservation and conservation of its collections, as well as researchers who seek interdisciplinary collaborations for a better understanding of its collection, whether in historical perspective or in the study of materiality and object identification. In this work, four paintings produced in the 1920s/30s were analyzed. These paintings are designated as integrated heritage within the historical building of the Museu Paulista and are part of the interior decoration of the monumental axis: "Retrato de D. João III" and "Retrato de Martim Afonso de Souza", both by the artist José Wasth Rodrigues, and "Retrato de of Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes" and "Retrato de Domingos José Martins," by Oscar Pereira da Silva. Imaging (visible, ultraviolet and Infrared radiation), X-ray Fluorescence and Raman spectroscopy techniques were used in this study with the aim of characterizing the materials and identifying the creative process of the artists as well as possible changes made by the artist himself or by subsequent intervention processes. The study allowed the identification of the pigments present and thus the construction of a database of the pigments and painting techniques used by the artists studied, enriching the knowledge of the objects and the artist and giving new information about these artworks for art historians and conservation and restoration professionals.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.