• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2023.tde-27112023-164859
Document
Auteur
Nom complet
Fabiano Filier Cazetto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Ferraz, Osvaldo Luiz (Président)
Daolio, Jocimar
Gimenez, Roberto
Silveira, Sergio Roberto
Titre en portugais
Formação continuada em educação física: o viver com professores em curso híbrido
Mots-clés en portugais
Formação continuada de professores
Formação de professores
Tecnologias de informação e comunicação
Resumé en portugais
Este estudo é sobre a formação continuada de professores de educação física, entendendo como primordial a pesquisa em contexto foi implementado um curso híbrido (presencial e à distância) em uma rede pública municipal de uma cidade do interior de São Paulo. O referencial teórico foi organizado com base nas ideias de saber docente, identidade docente e comunicação docente. Fomos a campo com este embasamento para viver com professores, não como estrangeiros amistosos, mas como nativos intrometidos. Seja nas trocas presenciais, no grupo de WhatsApp ou na sala virtual, vivi sempre como agente duplo, espionando de local privilegiado professores e formador. Objetivou-se assim uma descrição detalhada das experiências vividas nestes 3 ambientes a partir do olhar do professor mediador. Dessa forma, os resultados constituem-se de uma interpretação deste cenário com destaque às possibilidades e limitações vivenciadas em ambiente ora virtual, ora presencial. Nos meses em que vivi como agente duplo, observando os professores e espionando o formador fui, ou fomos, deixando rastros, sobretudo rastros digitais, ainda que tenhamos dividido nossa descrição em 3 capítulos, destacamos que faz parte das nossas percepções a aparente miscigenação entre estes universos. O viver presencial reforçou premissas sobre a importância e sobre as dificuldades de implementação desse tipo de encontro e adicionou a percepção sobre o caráter espontâneo nas formas síncronas de interação. Já o viver no Whatsapp, inicialmente considerado como estratégia secundária de pesquisa e formação, mostrou-se muito promissor. O aplicativo acaba desenhando um filme detalhado sobre como se desenvolve a formação em exercício, no nosso caso específico, revelando certa constância nas formas de comunicação entre professores no grupo de mensagens. Por último, a sala virtual, eleita como ambiente principal para o viver online revelou mais participação e envolvimento dos professores nas atividades relacionadas ao cotidiano docente
Titre en anglais
Physical education continuous formation: living with teachers in blended course
Mots-clés en anglais
Information and communication technology (ICT)
Teachers continuous formation
Teachers education
Resumé en anglais
This study is about physical education teachers continuous formation, intending as primordial the contextualized investigation, there has been formulated a blended course (in-person and on-line). Only teachers of one specific city from São Paulo state were included in the field study, The theorical reference has been organized based in three main ideas: teachers knowledge, teachers identity, and teachers communication. The field incursion based in those premises was made not as a friendly foreigner but as a intromission native. Interacting face-to-face, in deWhatsApp Group or in Google Classroom, I always lived as a spy, watching in a privileged place teacher and teacher educator. This research aims to bult a detail description from the mediator teacher perspective of the three environments. The results are an interpretative description, there was the intention to highlight the possibilities and limitations in this complex context (virtual and online). In the months that I lived as a double agent, observing teachers, and spying the teacher educator I left, or we left, traces, mainly digital traces. Although, there are three chapters, we considered the environment as on mixed whole. Face-to-face interaction was thought important and difficult, as expected, but we became more conscious of the spontaneous or natural characteristic of this kind of strategy. Initially thought as a secondary channel of research and communication, the application showed elevated potential, WhatsApp draws a very detail film from what teachers lived in the formation process. Teachers interaction seems to have some stability, do not change as the course evolved. At last, the virtual classroom, elected by us as the main place of learning, revealed more interactions in the tasks related to day-to-day teaching
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.