• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-31082023-142310
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Agati Madeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes (Président)
Andrade, Welington Wagner
Arnaiz, Idalia Morejón
Rodrigues, Joana de Fátima
Titre en portugais
Alma carioca, alma "habanera": imagens do Rio de Janeiro e de Havana nas crônicas de Paulo Mendes Campos e José Lezama Lima
Mots-clés en portugais
cidades latino-americanas
crônica
Havana
hibridismo literário
José Lezama Lima 1910-1976
Paulo Mendes Campos 1922-1991
Rio de Janeiro
Resumé en portugais
Esta pesquisa irá analisar crônicas de Paulo Mendes Campos publicadas em jornais cariocas na década de 1950, posteriormente reunidas no livro O Cego de Ipanema (1960), e crônicas de José Lezama Lima publicadas no jornal Diario de La Marina entre 1949 e 1950, posteriormente reunidas no livro Tratados en la Habana (1958). Nosso objetivo é observar as representações das cidades Rio de Janeiro e Havana e seus respectivos espaços e personagens a partir dos discursos produzidos pelos dois escritores: as imagens do espaço público e do espaço privado; a construção dos personagens "havanês" e "carioca"; a presença da natureza e a imagem do mar em contraste com o ritmo das cidades. Nos interessa igualmente a discussão sobre o gênero literário-jornalístico crônica e sua difusão no espaço latino-americano, notadamente no Brasil e em Cuba. Sabendo que a crônica foi chamada de produto genuinamente carioca e tipicamente brasileiro pela crítica brasileira, e de caribenho por excelência no seu contexto de circulação na América hispânica, espera-se discutir esta identidade regional da crônica e sua profunda conexão com a cidade.
Titre en anglais
Alma carioca, alma habanera: images of Rio de Janeiro and Havana through the chronicles of Paulo Mendes Campos and José Lezama Lima
Mots-clés en anglais
chronicle
Havana
José Lezama Lima 1910-1976
Latin-American cities
literary hybrid genre
Paulo Mendes Campos 1922-1991
Rio de Janeiro
Resumé en anglais
This research aims to analyze chronicles from Paulo Mendes Campos published in Rio de Janeiro newspapers during the 1950s, posteriorly assembled in the novel O Cego de Ipanema (1960), as well as chronicles from José Lezama Lima published in the newspaper Diario de la Marina between 1940 and 1950, assembled in Tratados en la Habana (1958) afterwards. Our goal is to observe the cities Rio de Janeiro and Havana and their spaces and characters from the artists points of view: the represented images of the public and private spaces, the characters carioca (from Rio) and habanero (from Havana); the presence of the nature and the descriptions of the sea, in contrast to the urban rhythm. We also want to discuss the literary-journalistic gender chronicle and their diffusion in the Latin-American space, especially in Brazil and Cuba. The chronicle genre was defined as genuinely carioca and typically Brazilian by the Brazilian critics, as well as Caribbean by excellence in Hispanic America, therefore we intend to discuss the chronicle's regional identity and its deeply connection with the cities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.