• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-31082023-142310
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Agati Madeira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes (Presidente)
Andrade, Welington Wagner
Arnaiz, Idalia Morejón
Rodrigues, Joana de Fátima
Título en portugués
Alma carioca, alma "habanera": imagens do Rio de Janeiro e de Havana nas crônicas de Paulo Mendes Campos e José Lezama Lima
Palabras clave en portugués
cidades latino-americanas
crônica
Havana
hibridismo literário
José Lezama Lima 1910-1976
Paulo Mendes Campos 1922-1991
Rio de Janeiro
Resumen en portugués
Esta pesquisa irá analisar crônicas de Paulo Mendes Campos publicadas em jornais cariocas na década de 1950, posteriormente reunidas no livro O Cego de Ipanema (1960), e crônicas de José Lezama Lima publicadas no jornal Diario de La Marina entre 1949 e 1950, posteriormente reunidas no livro Tratados en la Habana (1958). Nosso objetivo é observar as representações das cidades Rio de Janeiro e Havana e seus respectivos espaços e personagens a partir dos discursos produzidos pelos dois escritores: as imagens do espaço público e do espaço privado; a construção dos personagens "havanês" e "carioca"; a presença da natureza e a imagem do mar em contraste com o ritmo das cidades. Nos interessa igualmente a discussão sobre o gênero literário-jornalístico crônica e sua difusão no espaço latino-americano, notadamente no Brasil e em Cuba. Sabendo que a crônica foi chamada de produto genuinamente carioca e tipicamente brasileiro pela crítica brasileira, e de caribenho por excelência no seu contexto de circulação na América hispânica, espera-se discutir esta identidade regional da crônica e sua profunda conexão com a cidade.
Título en inglés
Alma carioca, alma habanera: images of Rio de Janeiro and Havana through the chronicles of Paulo Mendes Campos and José Lezama Lima
Palabras clave en inglés
chronicle
Havana
José Lezama Lima 1910-1976
Latin-American cities
literary hybrid genre
Paulo Mendes Campos 1922-1991
Rio de Janeiro
Resumen en inglés
This research aims to analyze chronicles from Paulo Mendes Campos published in Rio de Janeiro newspapers during the 1950s, posteriorly assembled in the novel O Cego de Ipanema (1960), as well as chronicles from José Lezama Lima published in the newspaper Diario de la Marina between 1940 and 1950, assembled in Tratados en la Habana (1958) afterwards. Our goal is to observe the cities Rio de Janeiro and Havana and their spaces and characters from the artists points of view: the represented images of the public and private spaces, the characters carioca (from Rio) and habanero (from Havana); the presence of the nature and the descriptions of the sea, in contrast to the urban rhythm. We also want to discuss the literary-journalistic gender chronicle and their diffusion in the Latin-American space, especially in Brazil and Cuba. The chronicle genre was defined as genuinely carioca and typically Brazilian by the Brazilian critics, as well as Caribbean by excellence in Hispanic America, therefore we intend to discuss the chronicle's regional identity and its deeply connection with the cities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.