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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-31082023-112748
Documento
Autor
Nome completo
Jonas Bertuol Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Silveira Junior, Walter Garcia da (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Molina, Sergio Augusto
Rezende, Gabriel Sampaio Souza Lima
Título em português
A voz do morro, a vez da bossa: bossa nova, samba e engajamento no despontar da moderna MPB
Palavras-chave em português
Bossa nova
Carlos Lyra
Música popular - Brasil
Nara Leão
Samba
Zé Keti
Resumo em português
O presente trabalho estuda a canção engajada da década de 1960 em seu momento de formação, tendo como foco os projetos estético-ideológicos de Carlos Lyra e Nara Leão nos anos de 1963 e 1964. Para compreender um dos pilares da proposta de engajamento desses artistas a sua aproximação com as manifestações culturais das camadas populares, em particular o samba das escolas de samba , a pesquisa também procura delinear as estratégias de reconhecimento cultural e ascensão social dos chamados sambistas de morro no mesmo período, compreendidas à luz da produção de Zé Keti. A abordagem proposta é a da análise crítica, na linha dialética de autores como Antonio Candido, Roberto Schwarz e, no campo da canção propriamente dita, Walter Garcia. Através da análise mais detida de duas canções gravadas por Nara Leão - Feio não é bonito, de Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri, e Opinião, de Zé Keti - pretende-se identificar as diferentes perspectivas, experiências, valores e reivindicações implicadas nesse projeto cultural e político da intelectualidade de esquerda. O tema do morro carioca, presente em ambas as composições, aparece como um imaginário social em comum onde se encontram artistas de classe média e sambistas populares, imaginário este que se torna palco de conflitos e negociações simbólicas entre os dois grupos. A elucidação dessas questões pode ajudar a discernir as prioridades políticas e as hierarquias de valores contidas nesta que foi uma das vertentes formadoras da moderna MPB.
Título em inglês
The voice of the favela at the time of bossa nova: bossa nova, samba and engagement in the emergent MPB
Palavras-chave em inglês
Bossa nova
Carlos Lyra
Nara Leão
Popular music - Brazil
Samba
Zé Keti
Resumo em inglês
The present work studies the politically-engaged popular music of the 1960s in its formative years, focusing on the aesthetic-ideological projects of Carlos Lyra and Nara Leão in 1963 and 1964. To understand one of the pillars of their proposal for political and societal involvement the engagement with cultural manifestations of popular classes, in particular the samba of the samba schools, this research also seeks to outline the strategies of cultural recognition and social ascent of the so-called "sambistas de morro" in the same period, understood in the light of the production of Zé Keti. The proposed approach is that of critical analysis, in the dialectical line of inquiry of authors such as Antonio Candido, Roberto Schwarz and, from the field of popular music itself, Walter Garcia. Through a more detailed analysis of two songs recorded by Nara Leão - Feio não é bonito, by Carlos Lyra and Gianfrancesco Guarnieri, and Opinião, by Zé Keti - this work aims to identify the different perspectives, experiences, values and demands of the cultural and political project of the left-leaning intellectuals. The topic of the favela, present in both compositions, appears as a common social imaginary where middle-class artists and popular sambistas meet, an imaginary that becomes the stage of conflicts and symbolic negotiations between both groups. The elucidation of these issues can help to discern the political priorities and value hierarchies contained in what was one of the formative strands of modern Brazilian popular music.
 
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Data de Publicação
2023-09-18
 
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