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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-08032024-105804
Documento
Autor
Nome completo
Reginaldo Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Donha, Decio Crisol (Presidente)
Angelico, Bruno Augusto
Meza, Magno Enrique Mendoza
Santos, Davi Antônio dos
Silva, Maíra Martins da
Título em português
Planejamento de trajetória e controle para veículo aéreo não tripulado para inspeção de gasoduto.
Palavras-chave em português
Controle não linear
Detecção de vazamento
Gasodutos
Veículos autônomos
Resumo em português
Este projeto concentra-se na modelagem, controle e construção de um veículo aéreo pequeno não tripulado (UAV - Unmanned aerial vehicle), do tipo quadricóptero, para identificar vazamentos em gasodutos visíveis (não enterrados). Todas as atividades do veículo devem ser de forma autônoma, assim, o UAV deve realizar a decolagem, o voo de cruzeiro seguindo o gasoduto e o pouso de maneira autônoma. Para garantir a estabilidade e o desempenho desejado, técnicas de controle robustas (controle de modos deslizantes) e não lineares (backstepping) serão utilizadas. O UAV será equipado com os sensores necessários para o voo (IMU -inertial measurement unit, barômetro e GPS -global positioning system), acrescido de uma câmera de 8 "megapixels", para identificar e gerar a trajetória rastreio do gasoduto e outra câmera do tipo WIR - Wavelength Infrared, capaz de identificar e distinguir hidrocarbonetos como CH4 e/ou CO2.
Título em inglês
Trajectory planning and control for unmanned aerial vehicle for gas pipeline inspection.
Palavras-chave em inglês
Leak detection
Nonlinear control
Pipeline
Unmanned aerial vehicles
Resumo em inglês
This project focuses on the modeling, control and construction of a quadricopter-type small unmanned aerial vehicle (UAV - Unmanned aerial vehicle) to identify leaks in visible (overground) pipelines. All vehicle activities must be autonomous, thus, the UAV must carry out the takeoff, cruise flight following the pipeline and landing autonomously. To ensure stability and the desired performance, robust (sliding mode control) and non-linear (backstepping) control techniques will be used. The UAV will be equipped with the sensors for the flight (IMU - inertial measurement unit, barometer and GPS - global positioning system), added to an 8 megapixel camera, to identify and generate the trajectory tracking of the pipeline and another WIR-type camera - Wavelength Infrared, capable of identifying and distinguishing hydrocarbons such as CH4 and/or CO2.
 
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Data de Publicação
2024-03-14
 
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