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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-24112023-160227
Documento
Autor
Nome completo
Melissa Hoppenstedt Ruzzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Kaminski, Paulo Carlos (Presidente)
Meirelles, Pablo Siqueira
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Título em português
Medições das propriedades dinâmicas de materiais de pastilhas de freios automotivos.
Palavras-chave em português
Acústica
Freios a disco
Viscoelasticidade das estruturas
Resumo em português
Com o intuito de oferecer um produto mais adequado às necessidades dos consumidores, os fabricantes de freio têm cada vez mais investido no estudo do ruído em sistema de freio. Embora esse fenômeno não afete a funcionalidade do freio, o mesmo causa desconforto ao ouvido humano. Os ruídos em sistema de freio a disco são classificados conforme a freqüência de atuação, baixa freqüência entre 100 e 1.000 Hz, e alta freqüência entre 1 e 12.000 Hz. Muitos modelos matemáticos e pesquisas experimentais vêm sendo desenvolvidos nos últimos 50 anos para elucidar o fenômeno, enfatizando os aspectos dinâmicos do problema. Este estudo apresenta uma revisão dos principais trabalhos já desenvolvidos sobre este tema e propõe uma bancada experimental que seja capaz de identificar alguns parâmetros físicos dos materiais de atrito, tais como módulo de elasticidade complexo, curvas de histerese, rigidez complexa, etc. Estes parâmetros são então utilizados com o intuito de enriquecer os modelos numéricos desenvolvidos.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Acoustics
Disc brakes
Viscoelasticity of structures
Resumo em inglês
In order to offer a product more adequate to the necessities of the consumers, the brake companies had been invested in researches about the brake noise. Thus this noise doesn't affect the efficiency of the brake it causes discomfort for the human ear. The noise in the brakes system are classified due to the frequency where they appear, low frequency between 100 e 1.000 Hz, and high frequency between 1 and 12.000 Hz. A large amount of mathematical models and experimental researches had been made in the last 50 years, trying to expose better the phenomenon, laying emphasis on dynamical approach. This study presents a review of previous works about this topic and proposes an experimental apparatus that can be capable to identify some physical parameters of the friction materials used in the brake pads, as complex Young modulus, hysteresis loops, complex stiffness, etc. These parameters are then used to improve previous models.
 
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Data de Publicação
2023-11-24
 
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