• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-31082023-074928
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Alcinei Paladim Bernardes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Saltara, Fábio (Presidente)
Barros, Saulo Rabello Maciel de
Meneghini, Julio Romano
Título em português
Determinação dos esforços hidráulicos em válvulas esféricas de grande porte através de mecânica dos fluidos computacional.
Palavras-chave em português
Mecânica dos fluidos computacional
Métodos numéricos em dinâmica de fluidos
Usinas hidrelétricas
Válvulas (Projeto)
Resumo em português
Estudamos as forças e momentos hidráulicos que atuam sobre o rotor de uma válvula esférica de grande porte utilizada para proteção da unidade geradora em usinas hidrelétricas. Analisando o fenômeno físico, utilizamos conceitos de Mecânica dos Fluidos Computacional e aplicamos o Método dos Volumes Finitos a um domínio de simulação tridimensional representando o equipamento em estudo. Simulações em Regime Permanente foram feitas com o rotor em posições discretas simulando o fechamento da válvula esférica. O fluido, água, foi considerado incompressível e o escoamento completamente desenvolvido em regime turbulento. O modelo de turbulência K-Epsilon RNG com uma função de parede padrão e o esquema SIMPLEC de acoplamento entre os campos de Pressão-Velocidade foram adotados para resolver o problema tridimensional de forma segregada. As Condições de Contorno aplicadas foram velocidade prescrita na Entrada do domínio computacional e condição localmente parabólica na Saída. Apenas como referência um valor para a pressão foi aplicada na Entrada do problema. Investigamos a magnitude e comportamento de forças e momentos atuantes no rotor bem como o padrão do fluxo no interior da válvula durante a operação de fechamento. É mostrada a variação de coeficientes como arrasto, sustentação, fluxo e cavitação. Também verificamos as demais propriedades decorrentes do fluxo turbulento obtidas a partir da simulação.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Computational fluid mechanics
Hydroelectric plants
Numerical methods in fluid dynamics
Valves (Project)
Resumo em inglês
The hydraulic forces and Moments acting on a spherical valve rotor used in hydropower plants to protect the generator unit were studied using Computational Fluid Dynamics and the Finite Volume Method through three dimensional simulations of the flow domain. Steady-state simulations with the rotor in different positions were carried out in order to analyze the spherical valve closing operation. The fluid, water, was considered incompressible and turbulence was simulated through the k-e RNG model with standard wall functions. The SIMPLEC scheme for the pressure-velocity coupling was adopted to solve the problem in a segregated way. The boundary conditions applied were specified velocity on the flow inlet boundary and parabolic conditions on the outflow boundary. Forces and moments on the rotor, flow pathlines and cavitation coefficients were computed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.