• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-17012024-090011
Documento
Autor
Nome completo
André Fransolin Rollo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira Junior, Silvio de (Presidente)
Albuquerque Neto, Cyro
Tronville, Paolo Maria
Título em português
Estudo experimental da qualidade do ar interior em ambientes climatizados analisando parâmetros e suas correlações.
Palavras-chave em português
Ambientes de ensino
Ar condicionado
Contaminantes
Correlações
Qualidade do ar interior
Resumo em português
Assunto de extrema relevância no que concerne à saúde e ao bem-estar dos ocupantes de uma edificação, a qualidade do ar interior apresenta-se como tema sob crescente foco na sociedade e na área de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), a questão da qualidade do ar que se respira nos ambientes fechados ganhou ainda mais relevância. Em instituições acadêmicas, além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes, estudos apontam que a qualidade do ar e as condições de conforto térmico nas salas de aula promovem um impacto direto na capacidade de aprendizado e no desempenho acadêmico dos estudantes, além de contribuir com a redução da taxa de abstenções. Este trabalho estuda o comportamento de parâmetros que definem a Qualidade do Ar Interior (QAI), incluindo dióxido de carbono (CO2), materiais particulados (PM10 e PM2,5), agentes biológicos (fungos viáveis), além de propriedades psicrométricas, como temperatura e umidade relativa. Os conjuntos de parâmetros foram monitorados em ensaios realizados nas instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O estudo do comportamento das grandezas selecionadas foi parametrizado de modo a se obter as possíveis correlações entre elas, por meio do cálculo do coeficiente de correlação linear, destacando-se a avaliação das influências ocasionadas pela taxa de renovação, classes de filtragem e tipo de atividade desempenhada pelos ocupantes. As correlações obtidas permitem analisar a influência de um parâmetro em relação aos demais e às variáveis de projeto. Com base nos dados obtidos, os fatores que influenciaram significativamente a concentração de CO2 no ar interno foram o número de ocupantes (correlação positiva R=0,71) e a taxa de renovação (correlação negativa R=-0,47). Em relação aos particulados, sua concentração teve menor sensibilidade à vazão de ar externo (R=-0,27), com grande coeficiente de correlação entre suas concentrações nas áreas interna e externa (R=0,73), sendo parâmetros críticos nos tipos de eventos monitorados. Quanto aos fungos viáveis, houve uma correlação alta (R=0,83) no primeiro ensaio com os particulados finos (PM2,5). Porém, no conjunto dos dois ensaios, a correlação com os particulados grossos (PM10) foi a mais constante (R=0,48 e R=0,32).
Título em inglês
Experimental study of the indoor air quality in air-conditioned environments analyzing parameters and their correlations.
Palavras-chave em inglês
Air conditioning
Contaminants
Correlations.
Educational environment
Indoor air quality
Resumo em inglês
A matter of extreme relevance to the health and well-being of the occupants of a building, indoor air quality presents itself as a topic under increasing focus in the society and HVAC area (Heating, Ventilation and Air Conditioning). With the coronavirus pandemic (COVID-19), the issue of the quality of air breathed in indoor environments has gained even more relevance. In academic institutions, in addition to the aspects related to the health and well-being of the occupants, studies indicate that air quality and thermal comfort conditions in classrooms have a direct impact on students' learning ability and academic performance, contributing also to the reduction of the absenteeism rate. This paper studies the behavior of parameters that define Indoor Air Quality (IAQ), including carbon dioxide (CO2), particulate matters (PM10 and PM2.5), biological agents (viable fungi) and psychrometric properties, such as air temperature and relative humidity. The sets of parameters were monitored through tests carried out in the facilities of the Polytechnic School of the University of São Paulo (EPUSP). The study of the behavior of the selected quantities was parameterized to obtain the correlations between them, by calculating the linear correlation coefficient, highlighting the evaluation of the influences of the renewal air rate, filter classes and type of activity performed by the occupants. The calculated correlations contribute to analyze the influence of one parameter in relation to the others and to the design variables. Based on the results obtained, the factors which significantly influenced the concentration of CO2 in the indoor air were the number of occupants (positive correlation R=0.71) and the renewal air rate (negative correlation R=-0.47). In relation to the particulate matters, its concentration showed lower sensitivity to renewal air rate (R=-0.27), with a high correlation coefficient between their concentrations in internal and external areas (R=0.73), being critical parameters in the monitored events. Regarding the viable fungi, a high correlation (R=0.83) was observed in the first test with fine particulates (PM2,5). However, across the two tests, the correlation with coarse particulates (PM10) was the most constant (R=0.48 e R=0.32).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.