• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-18042024-145240
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Silveira Rodrigues
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Pimenta, Marcos de Mattos (Presidente)
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Sabe, Jose Guilherme
Título en portugués
Análise da tecnologia híbrida hidráulica para frota de caminhões no município de São Paulo - estudo de caso.
Palabras clave en portugués
Caminhões
Coleta de resíduos urbanos
Engenharia automotiva
Inovações tecnológicas
Resumen en portugués
O estudo de tecnologias para redução de emissões de poluentes em veículos é tema de varias frentes de pesquisas. Neste contexto, temos estudos direcionados para melhoria dos motores a combustão interna, desenvolvimento de veículos elétricos, híbridos, célula a combustível, motores de combustão interna com o uso de biomassas como fonte de energia e os sistemas híbridos hidráulicos. A pesquisa aborda a tecnologia hidráulica como uma possível solução para economia de combustível e redução de emissões para veículos pesados, que executam serviços submetidos a um ciclo urbano de para e anda. Assim sendo, foi elaborado um dimensionamento de um sistema híbrido hidráulico paralelo para um caminhão coletor compactador. Com informações das condições de trabalho do caminhão, foi possível analisar quantitativamente os benefícios que a tecnologia pode oferecer para uma frota de 180 caminhões. A pesquisa possibilita uma análise dos pontos de melhoria e propõe um anteprojeto de veículo utilizando esta tecnologia na cidade de São Paulo. A avaliação do estudo propõe para a sociedade paulistana, a introdução desta tecnologia como discussão e solução para redução de emissões e economia de combustível, melhorando desta forma, a qualidade de vida e economia de combustível do caminhão coletor compactador.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Automotive engineering
Technological innovations
Trucks
Urban waste collection
Resumen en inglés
The study of technologies for reducing emissions of pollutants by vehicles is the subject of several research fronts. In this context, studies have been directed to improvement of internal combustion engines, development of electric vehicles, hybrids, fuel cell, internal combustion engines with the use of biomass as an energy source and the hydraulic hybrid systems. The research is about the hydraulic technology as a possible solution to fuel economy and emission reductions for trucks, which perform services subject to a urban cycle for urban with stop and go events. The research elaborated a design of a parallel hydraulic hybrid system for a refuse truck. Based on information regard the refuse work conditions, it was possible to quantitatively analyze the benefits that technology can offer a fleet of 180 trucks. The research provides an analysis of areas for improvement and proposes a draft vehicle using this technology in São Paulo city. The evaluation of the study proposes to São Paulo society, the introduction of this technology as a discussion and solution for reducing emissions and fuel economy, thus improving the quality of life and fuel economy for a refuse truck.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.