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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1989.tde-31012024-103825
Documento
Autor
Nome completo
Clovis de Arruda Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1989
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Jose Augusto Penteado (Presidente)
Brinati, Hernani Luiz
Fernandes, Antonio Carlos
Lima, Victor Manoel de Souza
Lindenberg Neto, Henrique
Título em português
Amortecimento ativo para reduzir vibrações induzidas por vórtices em risers.
Palavras-chave em português
Tubulações
Vibrações
Resumo em português
Uma análise preliminar, com o uso de modelos simplificados, mostra que um riser de produção de petróleo, instalado em águas profundas, estará sujeito a vibrações induzidas por desprendimento de vórtices. As oscilações resultantes, embora de pequena amplitude, podem causar fadiga, em virtude de seu caráter oscilatório. O mecanismo físico do fenômeno do desprendimento de vórtices é discutido, apresentando-se um modelo matemático que permite a estimativa das amplitudes das oscilações induzidas, quando o perfil da corrente marítima local não é uniforme. A discussão das condições ambientais motiva uma simplificação na forma do perfil de velocidades da corrente atuante. Esta simplificação, juntamente com a adoção da hipótese do dano acumulado, permite a construção de uma metodologia para quantificar a vida útil da estrutura. O aumento que se consegue na vida útil com um acréscimo no coeficiente de amortecimento motiva a procura de uma maneira de aumentar este coeficiente artificialmente. Este trabalho propõe, com esta finalidade, uma técnica não convencional: aumentar o amortecimento por meio de um sistema composto de sensores que monitoram a velocidade do riser, acoplados a atuadores que fornecem forças proporcionais aos valores medidos.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Pipes
Vibrations
Resumo em inglês
A preliminary analysis, using simplified models, shows that a deep water production riser experiences vortex-induced vibrations. Although the amplitudes of the resulting oscillations are small, their repetitive character can lead to fatigue failure . The physical mechanism of vortex shedding phenomenon is discussed and a mathematical model that can assess the induced oscillation amplitude for a non-uniform current profile is presented. The discussion of the ambiental conditions motivates a simplification in the shape of the current profile. This simplification, together with the adoption of cumulative damage hypothesis, allows the development of a methodology to quantify the useful life of the structure . The increase in the useful life achieved by a rise in the damping ratio motivates the search of a way to increase this ratio artificially. This work suggest, for this purpose, a non-conventional technique: to increase the damping by means of a system composed by sensors that monitor the riser velocity, coupled to actuators that develop forces proportional to the measured values.
 
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Data de Publicação
2024-01-31
 
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