• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-17012024-120710
Documento
Autor
Nombre completo
Sílvio Tumelero de Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Gay Neto, Alfredo (Presidente)
Bernucci, Liedi Légi Bariani
Velloso, Raquel Quadros
Título en portugués
Análise dinâmica do comportamento do lastro ferroviário por modelagem computacional.
Palabras clave en portugués
Cisalhamento direto
Estabilização dinâmica
Ferrovias
Geometria e modelagem computacional
Lastro
Método dos elementos discretos
Socaria
Resumen en portugués
As ferrovias são essenciais para transpor grandes distâncias e levar alta quantidade de carga. Para garantir segurança, é necessária a manutenção periódica nos componentes da superestrutura da via. O processo de socaria é o responsável por reposicionar os trilhos, corrigindo imperfeições geométricas, no entanto, há variação da densificação do lastro como efeito colateral do processo, gerando possíveis reduções de rigidez vertical e resistência lateral, o que requer cuidado, em particular no que concerne à operação segura da via. Dessa forma, uma das estratégias é reduzir a velocidade de tráfego até que a via volte a apresentar parâmetros aceitáveis de segurança, entretanto, o impacto operacional desse método é significativo. Alternativamente, utiliza-se o equipamento de estabilização dinâmica (DGS), capaz de acelerar o processo de regeneração da via, homogeneizando a camada de lastro. Para entender a eficiência e verificar a eficácia desses equipamentos de manutenção periódica do lastro, nas condições utilizadas no Brasil, optou-se por realizar uma análise numérica do comportamento do lastro ferroviário por meio do método dos elementos discretos (MED), utilizando o programa comercial Rocky DEM. Devido à importância da forma geométrica dos grãos, foi realizada a digitalização de 90 partículas de lastro, por meio de um escâner a laser; o resultado obtido, assim como as simplificações realizadas, foi discutido e comparado com outros métodos. Analisaram-se diversos parâmetros computacionais de propriedades das partículas e de contato. Ademais, o coeficiente de atrito entre as partículas de lastro foi calibrado por meio da simulação de um ensaio de cisalhamento direto. Por fim, simulou-se a seção transversal representativa da via, utilizando os equipamentos de socaria e DGS, comparando diferentes configurações de parametrização de ambos os equipamentos. Analisou-se o perfil de densificação, a resistência lateral e a rigidez vertical do dormente. Em suma, de acordo com as simulações, a socaria cumpriu a sua função primordial de corrigir a geometria da via e o DGS evidenciou a sua importância na melhora das condições do lastro. A frequência de 28 Hz mostrou-se melhor na maioria dos aspectos analisados para ambos os processos de manutenção estudados.
Título en inglés
Dynamic analysis of railway ballast behavior through computational modeling.
Palabras clave en inglés
Ballast
Direct shear test
Discrete element method
Dynamic ground stabilization
Railway
Tamping machine
Resumen en inglés
Railways are essential for transporting goods over long distances. To ensure safety, periodic maintenance of the track superstructure components is necessary. The tamping process is responsible for repositioning the rails, correcting geometric imperfections. However, the densification of the ballast may vary as a side effect of the process, leading to potential reductions in vertical stiffness and lateral resistance. This requires careful consideration, particularly regarding the safe operation of the track. Therefore, one strategy is to reduce traffic speed until the track returns to acceptable safety parameters. However, the operational impact of this method is significant. Alternatively, dynamic ground stabilization (DGS) equipment can be used to accelerate the track regeneration process, homogenizing the ballast layer. To understand the efficiency and effectiveness of these periodic ballast maintenance equipment under the conditions used in Brazil, a numerical analysis of the behavior of the railway ballast was performed using the discrete element method (DEM) with the commercial software Rocky DEM. Due to the importance of the particle geometry, 90 ballast particles were scanned using a laser scanner, and the obtained result, as well as the simplifications applied, were discussed and compared with other methods. Several computational parameters of particle properties and contact were analyzed. In addition, the friction coefficient between ballast particles was calibrated by simulating a direct shear test. Finally, a representative cross-section of the track was simulated using both tamping and DGS equipment, comparing different parameter configurations of both equipment. The densification profile, lateral resistance, and vertical stiffness of the sleeper were analyzed. In summary, according to the simulations, the tamping fulfilled its primary function of correcting the track geometry, and the DGS demonstrated its importance in improving ballast conditions. The 28 Hz frequency was found to be better in most aspects analyzed, for both maintenance processes studied.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.