• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-28092023-083153
Documento
Autor
Nombre completo
Guilhermo Garcia Burnett
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Nabeta, Silvio Ikuyo (Presidente)
Paula, Pedro Pereira de
Teixeira, Júlio Carlos
Título en portugués
Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
Palabras clave en portugués
Ferrovias
Tração elétrica
Resumen en portugués
Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos ocorridos nos últimos anos impreterivelmente guardam um compromisso justificado com a elevação dos índices de eficiência energética, em favorecimento da preservação ambiental e de recursos naturais em escala global. Ainda que formas cada vez menos poluentes para o uso da energia cresçam exponencialmente em utilização, os desafios posteriores se situarão adicionalmente na pesquisa por otimização das tecnologias existentes. Neste contexto, este trabalho realiza no domínio da aplicação em transporte urbano ferroviário um estudo comparativo para a utilização do motor síncrono de ímãs permanentes como acionamento de tração elétrica, perante outros modelos já estabelecidos e consolidados no mercado, principalmente em termos de eficiência energética. Este estudo se fundamenta inicialmente na revisão teórica baseada na literatura para sistematização de características de engenharia intrínsecas do acionamento em questão, para que em sequência com a conceituação das propriedades de dinâmica do movimento se obtenha por meio de simulações os dados necessários para a elaboração da comparação por meio da investigação de aplicações e estudo de caso.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Electric traction
Machines
Railways
Resumen en inglés
The scientific and technological developments that have occirred in the last few years unavoidably keep a fundamental commitment to increase energy efficiency rates, in favor environment preservation and natural resources on a global scale. Although increasingly less polluting forms of enerny use are growing exponentially in use, further challenges lie in the search for optimization of existing Technologies. In this context, this paper conducts a comparative study for the use of permanente magnet synchronous motors as electric traction drives, in the field of urban rail transportation, in comparison with other models already established and consolidated in the Market, especially in terms of energy efficiency. This study is based initially on a literature based theoretical review to systematize the intrinsic engineering characteristics of the traction drive in question, so that in sequence with the conceptualization of the properties of motion dynamics the necessary data can be obtaines through simulation for the preparation of the comparison through the investigation of applications and case study.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.