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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-11042024-095434
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Jolbert Cáceres Azambuja
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Grimoni, Jose Aquiles Baesso (Presidente)
Almeida, Nival Nunes de
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Nakao, Osvaldo Shigueru
Tori, Romero
Título em português
Vídeo instrucional como ferramenta de apoio no ensino de engenharia: um guia de boas práticas.
Palavras-chave em português
Engenharia
Ensino superior
Instrução audio-visual
Técnicas audiovisuais de educação
Resumo em português
As Instituições de Ensino Superior vêm incorporando a cada dia práticas pedagógicas de ensino aliada às tecnologias, dentre elas o uso de inúmeros dispositivos. Estes dispositivos processam várias informações com alta complexidade e capacidade, informações compreendidas como conteúdos audiovisuais. Nesta direção o consumo de conteúdos audiovisuais, em específico os vídeos, têm crescido devido à facilidade de produção e reprodução desse conteúdo. Identificou-se o impacto dos conteúdos audiovisuais na sociedade pós pandemia COVID19, somado a um total de mais de cento e trinta e um milhões de pessoas conectadas no Brasil, sendo que mais de oitenta e seis milhões são usuários específicos de dispositivos móveis. Esta Pesquisa visa identificar aspectos relevantes acerca do uso de Vídeos Instrucionais como ferramenta de apoio no ensino de Engenharia, e propor um Guia de Boas Práticas para a Produção de Vídeos Instrucionais, com o intuito de responder a seguinte pergunta fundamental: Quais aspectos notáveis emergem da investigação quantitativa e qualitativa, a partir de um estudo de caso, acerca do uso de vídeos instrucionais como ferramenta de apoio para o ensino de Engenharia em três disciplinas da graduação da Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo? Foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) realizar uma Revisão Sistemática para posicionar o Estado da Arte desta Pesquisa; b) criar e aplicar questionários para identificar os pontos relevantes acerca do vídeo instrucional; c) analisar e avaliar a opinião dos alunos acerca do vídeo instrucional; e d) criar um Guia de Boas Práticas para a Produção de Vídeos Instrucionais como apoio para o ensino de Engenharia. A pesquisa oferece argumentos robustos que destacam a eficácia do Vídeo Instrucional como uma ferramenta de aprendizagem no contexto do ensino de Engenharia. Com base na análise dos questionários, esta tese apresenta elementos que evidenciam como o vídeo instrucional contribui para a aprendizagem tanto em ambientes laboratoriais quanto em sala de aula. Como resultado dessas descobertas, um Guia de Boas Práticas para a Produção de Vídeos Instrucionais no ensino de Engenharia é disponibilizado. Os resultados e sugestões que são apresentados nesta Tese podem abrir novos horizontes para o ensino de Engenharia com o uso dos vídeos instrucionais.
Título em inglês
Instructional video as a support tool in engineering teaching: a good practices guide.
Palavras-chave em inglês
Audiovisual production
Engineering education
Guide
Instructional video
Systematic review
Resumo em inglês
Higher Education Institutions are incorporating pedagogical teaching practices combined with technologies every day, including using numerous devices. These devices process several pieces of information with high complexity and capacity, information understood as audiovisual content. In this direction, the consumption of audiovisual content, specifically videos, has grown due to the ease of production and reproduction of this content. The impact of audiovisual content on society after the COVID-19 pandemic was identified, contributing to more than one hundred and thirtyone million people connected in Brazil, of which more than eighty-six million are specific users of mobile devices. This Research aims to identify relevant aspects of the use of Instructional Videos as a support tool in Engineering teaching and propose a Good Practices Guide for the Production of Instructional Videos to answer the following fundamental question: What notable aspects emerge from the quantitative and qualitative investigation, based on a case study, about the use of instructional videos as a support tool for teaching Engineering in three undergraduate subjects of Electrical Engineering at the Polytechnic School of the University of São Paulo? The following specific objectives were defined: a) carry out a Systematic Review to position the state of the art of this Research; b) create and apply questionnaires to identify relevant points about the instructional video; c) analyze and evaluate students opinions about the instructional video; and d) create a Good Practice Guide for the Production of Instructional Videos to support Engineering teaching. The research offers robust arguments that highlight the effectiveness of Instructional Video as a learning tool in the context of Engineering education. Based on the analysis of the questionnaires, this thesis presents elements that demonstrate how instructional videos contribute to learning both in laboratory and classroom environments. As a result of these findings, a Good Practice Guide for Producing Instructional Videos in Engineering Education is made available. The results and suggestions presented in this Thesis can open new horizons for Engineering teaching using instructional videos.
 
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Data de Publicação
2024-04-15
 
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