• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-10122020-114246
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Maciel Mena
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Santos, Milana Lima dos (Presidente)
Leal, Adriano Galindo
Sousa, Thales
Título em português
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
Palavras-chave em português
Combustíveis alternativos
Energia elétrica
Inovações tecnológicas
Motores elétricos
Veículos
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional.
Título em inglês
Battery Electric vehicles in Brasil: a swot analysis.
Palavras-chave em inglês
Battery electric vehicles
Mobility
SWOT analysis
Resumo em inglês
This dissertation aims to analyze the factors that affect the expansion of battery electric vehicles (BEVs) car-type in Brazil, contributing to the production of relevant knowledge to the diverse sectors that are affected by the characteristics of the transportation sector. The historical context and evolution of BEVs are analyzed, presenting the reasons that made them lose the battle against vehicles powered by internal combustion engines in the early 20th century. Then, the conjunctures related to conventional vehicles that interact with BEVs are analyzed and also the specific characteristics and circumstances of the BEVs. Ultimately, a SWOT analysis is performed consolidating the data obtained. It is concluded that the massification of BEVs to the point of becoming the leading automotive technology in the main Brazilian market, and not only in restricted and elite markets, depends on overcoming several complex challenges and tends to be a slow process. In Brazil, hybrid vehicles converge as a very suitable vehicle electrification option, combining the advantages of electric motorization and internal combustion motorization in addition to serving the various political and economic interests that shape the characteristics of the national vehicle transport matrix.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.