• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-07022024-112707
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Araujo Zucchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fadigas, Eliane Aparecida Faria Amaral (Presidente)
Kanayama, Paulo Hélio
Trigoso, Federico Bernardino Morante
Título em português
Comparação econômica entre armazenamento hídrico bombeado e baterias eletroquímicas em uma microrrede isolada com geração fotovoltaica.
Palavras-chave em português
Eletrificação
Geração de energia elétrica
Instalações elétricas
Resumo em português
Este trabalho faz uma avaliação comparativa qualitativa, técnica e econômica entre armazenamento de energia em reservatório hidrelétrico de bombeamento e armazenamento em baterias de chumbo-ácido e íons de lítio para uma microrrede isolada. Inicialmente é feito um levantamento da literatura internacional sobre a utilização e metodologias de dimensionamento desses tipos de armazenamento. Em seguida são analisadas as principais arquiteturas de uma microrrede e é definida a arquitetura para estudo de caso de microrredes com armazenamento em reservatório hidrelétrico de bombeamento e em banco de baterias. É definida uma modelagem matemática para determinação do melhor dimensionamento do sistema a partir de uma simulação horaria durante toda a vida útil da microrrede. Por fim, os resultados do dimensionamento são avaliados e os tipos de armazenamento são comparados para identificar a viabilidade de cada um. Conclui-se que o armazenamento em reservatório hidrelétrico de bombeamento é a opção mais econômica para microrredes com maior potência instalada e para sistemas maiores, e que apesar dos sistemas com armazenamento em baterias de chumbo-ácido ainda serem a opção mais economicamente viável para sistemas de pequenas potências, o reservatório é uma opção que traz vantagens de caráter ambiental e de confiabilidade.
Título em inglês
Economic comparison between pumped water storage and electrochemical batteries in an isolated microgrid with photovoltaic generation.
Palavras-chave em inglês
Electrical installations
Electricity generation
Electrification
Resumo em inglês
This work makes a qualitative, technical, and economic comparative assessment between energy storage based in a pumping hydroelectric reservoir and in lead-acid and lithium-ion batteries for an isolated microgrid. Initially, a survey of the international literature on the use and sizing methodologies of these types of storage is carried out. Then, the main architectures of a microgrid are analyzed and is defined the architecture for a case study of microgrids with storage based in a pumping hydroelectric reservoir and in battery banks. A mathematical modeling is defined to determine the best dimensioning of the system from an hourly simulation during the entire life of the microgrid. Finally, the sizing results are evaluated, and energy storage models are compared to identify the feasibility of each. It is concluded that storage in a pumping hydroelectric reservoir is the most economical option for microgrids with greater installed power and for larger systems, and that despite the systems with storage in lead-acid batteries still being the most economically viable option for systems for small powers, the reservoir is an option that brings environmental and reliability advantages.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.