• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-12052022-083632
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Ribeiro Mata
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Yoshino, Rui Tadashi
Zancul, Eduardo de Senzi
Título en inglés
Considerations about the design and development of remote laboratories for teaching cyber-physical systems in engineering courses.
Palabras clave en inglés
Cyber-physical systems
Engineering education
Remote laboratories
Resumen en inglés
The spread of digital technologies has profoundly changed the dynamics of human activities in all aspects of life. Nowadays, digital transformation is the main challenge for several productive sectors in all countries. One of the most important factors in this process is the education of engineers who must be able to integrate multidisciplinary teams to design and develop engineering solutions based on digital technologies. Educational institutions must provide learning environments in which students can explore concepts and experience hands-on activities related to the use and development of digital technologies. Remote educational platforms can be a solution to share resources among institutions, increase the availability of equipment, and ensure the continuity of learning activities even during outbreaks of infectious diseases, as happened during the Covid-19 Pandemic. This work investigated the main aspects related to the design and development of remote laboratories for teaching cyber-physical systems in engineering courses. First, a literature review was carried out to identify learning objectives, competencies and educational strategies related to cyber-physical systems and industry 4.0 in engineering education. Three case studies were carried out on educational platforms used for teaching and researching cyber-physical systems. Then, a proposal for guidelines for the design of remote educational platforms for teaching cyber-physical systems was presented. A proof of concept was implemented based on these guidelines. Five engineering professors were invited to assess this proof of concept. Finally, some considerations were made about the design and development of remote laboratories for cyberphysical systems. The results presented in this work contribute and demonstrate the ease of implementation of flexible educational platforms, based on open-source technologies and hybrid learning, which can be used to develop multiple competencies in courses dedicated to the introduction and design of cyber-physical systems.
Título en portugués
Considerações sobre o design e desenvolvimento de laboratórios remotos para sistemas ciberfísicos nos cursos de engenharia.
Palabras clave en portugués
Educação à distância
Engenharia (Educação)
Laboratórios remotos
Sistema ciberfísicos
Resumen en portugués
A disseminação das tecnologias digitais mudou profundamente a dinâmica das atividades humanas em todos os aspectos da vida. Atualmente, a transformação digital é o principal desafio para diversos setores produtivos em todos os países. Um dos fatores mais importantes nesse processo é a formação de engenheiros que devem ser capazes de integrar equipes multidisciplinares para projetar e desenvolver soluções de engenharia baseadas em tecnologias digitais. As instituições de ensino devem fornecer ambientes de aprendizagem nos quais os alunos possam explorar conceitos e experimentar atividades práticas relacionadas ao uso e desenvolvimento de tecnologias digitais. Plataformas educacionais remotas podem ser uma solução para compartilhar recursos entre instituições, aumentar a disponibilidade de equipamentos e garantir a continuidade das atividades de aprendizagem mesmo durante surtos de doenças infecciosas, como aconteceu durante a Pandemia da Covid-19. Este trabalho investigou os principais aspectos relacionados ao projeto e desenvolvimento de laboratórios remotos para o ensino de sistemas ciberfísicos em cursos de engenharia. Primeiramente, foi feita uma revisão de literatura para identificar objetivos de aprendizagem, competências e estratégias educacionais relacionadas a sistemas ciberfísicos e indústria 4.0 no ensino de engenharia. Foram realizados três estudos de caso sobre plataformas educacionais utilizadas para ensino e pesquisa de sistemas ciberfísicos. Em seguida, foi apresentada uma proposta de diretrizes para o projeto de plataformas educacionais remotas para o ensino de sistemas ciberfísicos. Uma prova de conceito foi implementada com base nessas diretrizes. Cinco professores de engenharia foram convidados a avaliar esta prova de conceito. Finalmente, foram feitas algumas considerações sobre o projeto e desenvolvimento de laboratórios remotos de sistemas ciberfísicos. Os resultados apresentados neste trabalho contribuem e demonstram a facilidade de implementação de plataformas educacionais flexíveis, baseadas em tecnologias de código aberto e aprendizagem híbrida, que podem ser usadas para desenvolver múltiplas competências em cursos dedicados à introdução e design de sistemas ciberfísicos.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.