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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-01032024-111059
Document
Author
Full name
Mozart Fraga Martins
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Lagana, Armando Antonio Maria (President)
Almeida, José Luiz Antunes de
Neves, Gabriel Pereira das
Title in Portuguese
Modelagem e gerenciamento para um sistema de injeção de diesel em alta pressão.
Keywords in Portuguese
Controle de pressão de combustível
Gerenciamento diesel
Poluição ambiental (Redução)
Abstract in Portuguese
A injeção de combustível nos motores diesel recebeu importantes aprimoramentos nas últimas décadas, entre os quais destaca-se a adoção do sistema common rail. Trabalhando com alta pressão de combustível, aliada a um refinado controle dos injetores, os motores equipados com sistema common rail, são capazes de proporcionar maior torque, eficiência energética, e redução nos índices de emissão de poluentes. Para a boa operação do sistema, é preciso uma pressão de combustível alta e bem controlada, em diferentes regimes de trabalho. O presente trabalho se propôs a realizar a modelagem do sistema de controle da pressão de combustível no sistema common rail. Para identificação do modelo, foi implementada uma plataforma de testes em bancada, constituída de bomba de alta pressão, bomba de baixa pressão, rail, sensor de pressão, válvula dosadora, injetores e motor elétrico com inversor de frequência para movimentar a bomba de alta pressão. Os componentes utilizados são os mesmos do motor diesel 2.8L aplicado no veículo GM, modelo S10. O sistema de controle desenvolvido será posteriormente utilizado para o desenvolvimento de uma ECU para o próprio motor citado. Realizou-se o modelamento em caixa preta, e a criação da malha de controle para a planta de interesse. Sendo posteriormente realizada a identificação paramétrica do modelo, obtendo-se um modelo não linear capaz de representar a planta estudada. Este modelo foi linearizado em diferentes faixas de operação, para as quais foram projetados controladores utilizando-se o método do LGR. Resultando numa estratégia de controle capaz de controlar o sistema ao longo dos diferentes regimes de trabalho esperados para o sistema de alimentação de combustível.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Common rail
Diesel engine
Fuel pressure control
Abstract in English
Fuel injection in diesel engines has received important improvements in recent decades, among which the adoption of the common rail system stands out. Working with high fuel pressure, combined with refined injector control, engines equipped with a common rail system are capable of providing greater torque, energy efficiency, and reduced pollutant emission rates. For the system to operate properly, a high and well-controlled fuel pressure is required, at different working regimes. The present work proposed modeling the fuel pressure control system in the common rail system. To identify the model, a bench testing platform was implemented, consisting of a high-pressure pump, low pressure pump, rail, pressure sensor, metering unit valve, injectors and electric motor with frequency inverter to move the fuel pump. high pressure. The components used are the same as the 2.8L diesel engine used in the GM vehicle, model S10. The developed control system will later be used to develop an ECU for the aforementioned engine. Black box modeling was carried out, and the control loop was created for the plant of interest. Parametric identification of the model was subsequently carried out, obtaining a non-linear model capable of representing the studied plant. This model was linearized in different operating ranges, for which controllers were designed using the LGR method. Resulting in a control strategy capable of controlling the system throughout the different work regimes expected for the fuel supply system.
 
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Publishing Date
2024-03-07
 
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