• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-05052023-081351
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Henna Sallaberry
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Marques, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes (Presidente)
Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Macedo, Mary Caroline Skelton
Título en portugués
Aprendizado de máquina na avaliação de desempenho de aprendizes em simuladores de realidade virtual com dispositivo háptico.
Palabras clave en portugués
Anestesia odontológica
Aprendizado computacional
Avaliação de desempenho
Realidade virtual
Simulação (Aprendizagem)
Resumen en portugués
Simuladores de Realidade Virtual (RV) voltados para a saúde possibilitam o treinamento de estudantes antes do primeiro contato com o paciente, de maneira segura e sem gasto de material. Dados coletados durante a execução do treinamento nestes simuladores favorecem a implementação de sistemas de avaliação automática, que podem tanto fornecer retorno de desempenho para o aluno durante o treinamento quanto auxiliar o professor durante avaliações de estudantes. Resultados obtidos em uma revisão sistemática da literatura apontaram que estudos que utilizam aprendizado de máquina para realizar a avaliação de aprendizes em simuladores de RV com retorno háptico ainda são escassos. Este trabalho comparou as técnicas de aprendizado de máquina Naive Bayes (NB), Random Forest (RF), Support Vector Machine (SVM), Multi Layer Perceptron (MLP) e Extreme Gradient Boosting (XGB), combinadas com técnicas de seleção e fusão de características para definir um método de avaliação automática a fim de mensurar o desempenho de estudantes a partir do uso de simuladores de realidade virtual para treinamento médico. A trajetória da seringa em um simulador odontológico usando realidade virtual foi coletada e segmentada, possibilitando a extração de 98 características relacionadas ao desempenho dos participantes durante o procedimento. Foram realizadas classificações binárias com dois tipos diferentes de rotulação: com base no nível de experiência que os participantes possuíam no procedimento simulado e com base em uma avaliação da trajetória realizada por uma especialista. Foi encontrado que, em ambos os casos, o classificador SVM apresentou o melhor resultado final, com acurácia de 0,77, especificidade de 0,60 e sensibilidade de 0,94 para a rotulação realizada com base na avaliação da especialista. Os resultados obtidos neste trabalho se mostraram promissores e o modelo definido pode ser aplicado a simuladores hápticos usando RV que coletam dados de trajetórias.
Título en inglés
Machine learning to assess apprentice's performance in virtual reality simulators with haptic feedback.
Palabras clave en inglés
Apprentice assessment
Dental simulator
Haptic feedback
Machine learning
Virtual reality
Resumen en inglés
Virtual Reality (VR) simulators for health procedures allow students to train in a safe manner and without loss of material before they have the first contact with a real patient. Data collected during training sessions using these simulators favor the implementation of automatic assessment systems, which could both provide a performance feedback to the trainee, without the need of an instructor present, and assist instructors during the evaluation of students. Results obtained through a systematic review of the literature indicated that studies using machine learning to assess apprentices in VR simulators with haptic feedback are still scarce. This work compared the machine learning techniques Naive Bayes (NB), Random Forest (RF), Support Vector Machine (SVM), Multi Layer Perceptron (MLP) and Extreme Gradient Boosting (XGB), combined with techniques for feature fusion and selection to define an automatic assessment method to measure the students performance while using VR simulators for medical training. The syringe trajectory in a VR dental simulator was collected and segmented, allowing the extraction of 98 features related to the participants performance during the procedure. Binary classifications were performed with two different types of labeling: based on the level of experience the participants had in the simulated procedure and based on an experts evaluation of the trajectory. It was found that in both cases, the SVM classifier presented the best final result, with an accuracy of 0.77, specificity of 0.60, and sensitivity of 0.94 for the labeling based on the experts evaluation. The results obtained in this work are promising and the model can be applied to VR haptic simulators that collect trajectory data.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.