• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-18082023-103313
Document
Author
Full name
Alexandre Ventieri
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Tatumi, Sonia Hatsue (President)
Caldas, Linda Viola Ehlin
Santos Filho, Sebastião Gomes dos
Title in Portuguese
Síntese de policristais nanoestruturados de µ-AI2O3 dopados com titânio e térbio para uso em dosimetria das radiações ionizantes.
Keywords in Portuguese
Alumina
Dosimetria
Radiação ionizante
Sensor
Térbio
Titânio
Abstract in Portuguese
Neste projeto foram sintetizados, através da técnica sol-gel, policristais de alumina dopada com Térbio e Titânio para uso como dosímetros de radiações ionizantes. Os efeitos da temperatura de calcinação, e concentrações de dopantes no sinal luminescente dos policristais foram investigados. Difratogramas de Raios-X revelaram amostras altamente cristalinas, de composições Al2O3 (corundum), Tb3Al5O12 (Aluminato de Térbio-TbAG) e Al2TiO5 (Titanato de alumínio) para as amostras produzidas. Imangens de MEV e TEM mostraram a incorporação na forma de nanopartículas sinterizadas na superfície dos grãos para as amostras dopadas com 3,5 mol% de Óxido de Titânio e 2,5 mol% de Cloreto de Térbio, concentrações que incrementaram o sinal luminescente em até 125 vezes e partir das quais observa-se o fenômeno de concentration quenching. Além disso, as dopagens criaram picos termoluminescentes em 300 °C e 350 °C, e 280 °C e 350 °C para titânio e térbio respectivamente. Aumento nas dimensões dos grãos da alumina pura em 50 µm, com o incremento da temperatura de calcinação na faixa entre 1200 °C e 1600 °C também foi observado. Análises de Termoluminescência e Luminescência Opticamente Estimulada revelaram que a ativação do sistema luminescente se dá em temperaturas de 1600°C e contribuem para aumento do sinal, rampas de aquecimento e resfriamento de 3 °C/min e tempo permanência em patamar de 240 minutos. Estudo utilizando pré-doses de irradiação com radiação- mostraram sensibilização do pico principal das amostras, situado em 190 °C, possibilitando detecção de doses de 150 µGy e 270 µGy para a TL e LOE respectivamente após pré-doses de 10 KGy e tratamento térmico em 600 °C. Irradiações com raios-x em diferentes níveis de energia mostraram baixa dependência das amostras e análises de espectros termoluminescentes revelaram fortesemissões no visível centrada em 450 nm e 470 nm para os compostos envolvendo os dopantes Térbio e Titânio respectivamente.Financiamento CNPq
Title in English
Untitled in english.
Keywords in English
Alumina
Dosimetry
Ionizing radiation
Sol-gel
Abstract in English
Neste projeto foram sintetizados, através da técnica sol-gel, policristais de alumina dopada com Térbio e Titânio para uso como dosímetros de radiações ionizantes. Os efeitos da temperatura de calcinação, e concentrações de dopantes no sinal luminescente dos policristais foram investigados. Difratogramas de Raios-X revelaram amostras altamente cristalinas, de composições Al2O3 (corundum), Tb3Al5O12 (Aluminato de Térbio-TbAG) e Al2TiO5 (Titanato de alumínio) para as amostras produzidas. Imangens de MEV e TEM mostraram a incorporação na forma de nanopartículas sinterizadas na superfície dos grãos para as amostras dopadas com 3,5 mol% de Óxido de Titânio e 2,5 mol% de Cloreto de Térbio, concentrações que incrementaram o sinal luminescente em até 125 vezes e partir das quais observa-se o fenômeno de concentration quenching. Além disso, as dopagens criaram picos termoluminescentes em 300 °C e 350 °C, e 280 °C e 350 °C para titânio e térbio respectivamente. Aumento nas dimensões dos grãos da alumina pura em 50 µm, com o incremento da temperatura de calcinação na faixa entre 1200 °C e 1600 °C também foi observado. Análises de Termoluminescência e Luminescência Opticamente Estimulada revelaram que a ativação do sistema luminescente se dá em temperaturas de 1600°C e contribuem para aumento do sinal, rampas de aquecimento e resfriamento de 3 °C/min e tempo permanência em patamar de 240 minutos. Estudo utilizando pré-doses de irradiação com radiação- mostraram sensibilização do pico principal das amostras, situado em 190 °C, possibilitando detecção de doses de 150 µGy e 270 µGy para a TL e LOE respectivamente após pré-doses de 10 KGy e tratamento térmico em 600 °C. Irradiações com raios-x em diferentes níveis de energia mostraram baixa dependência das amostras e análises de espectros termoluminescentes revelaram fortes emissões no visível centrada em 450 nm e 470 nm para os compostos envolvendo os dopantes Térbio e Titânio respectivamente.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2023-08-18
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.