• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-18082023-103313
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Ventieri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Tatumi, Sonia Hatsue (Presidente)
Caldas, Linda Viola Ehlin
Santos Filho, Sebastião Gomes dos
Título em português
Síntese de policristais nanoestruturados de µ-AI2O3 dopados com titânio e térbio para uso em dosimetria das radiações ionizantes.
Palavras-chave em português
Alumina
Dosimetria
Radiação ionizante
Sensor
Térbio
Titânio
Resumo em português
Neste projeto foram sintetizados, através da técnica sol-gel, policristais de alumina dopada com Térbio e Titânio para uso como dosímetros de radiações ionizantes. Os efeitos da temperatura de calcinação, e concentrações de dopantes no sinal luminescente dos policristais foram investigados. Difratogramas de Raios-X revelaram amostras altamente cristalinas, de composições Al2O3 (corundum), Tb3Al5O12 (Aluminato de Térbio-TbAG) e Al2TiO5 (Titanato de alumínio) para as amostras produzidas. Imangens de MEV e TEM mostraram a incorporação na forma de nanopartículas sinterizadas na superfície dos grãos para as amostras dopadas com 3,5 mol% de Óxido de Titânio e 2,5 mol% de Cloreto de Térbio, concentrações que incrementaram o sinal luminescente em até 125 vezes e partir das quais observa-se o fenômeno de concentration quenching. Além disso, as dopagens criaram picos termoluminescentes em 300 °C e 350 °C, e 280 °C e 350 °C para titânio e térbio respectivamente. Aumento nas dimensões dos grãos da alumina pura em 50 µm, com o incremento da temperatura de calcinação na faixa entre 1200 °C e 1600 °C também foi observado. Análises de Termoluminescência e Luminescência Opticamente Estimulada revelaram que a ativação do sistema luminescente se dá em temperaturas de 1600°C e contribuem para aumento do sinal, rampas de aquecimento e resfriamento de 3 °C/min e tempo permanência em patamar de 240 minutos. Estudo utilizando pré-doses de irradiação com radiação- mostraram sensibilização do pico principal das amostras, situado em 190 °C, possibilitando detecção de doses de 150 µGy e 270 µGy para a TL e LOE respectivamente após pré-doses de 10 KGy e tratamento térmico em 600 °C. Irradiações com raios-x em diferentes níveis de energia mostraram baixa dependência das amostras e análises de espectros termoluminescentes revelaram fortesemissões no visível centrada em 450 nm e 470 nm para os compostos envolvendo os dopantes Térbio e Titânio respectivamente.Financiamento CNPq
Título em inglês
Untitled in english.
Palavras-chave em inglês
Alumina
Dosimetry
Ionizing radiation
Sol-gel
Resumo em inglês
Neste projeto foram sintetizados, através da técnica sol-gel, policristais de alumina dopada com Térbio e Titânio para uso como dosímetros de radiações ionizantes. Os efeitos da temperatura de calcinação, e concentrações de dopantes no sinal luminescente dos policristais foram investigados. Difratogramas de Raios-X revelaram amostras altamente cristalinas, de composições Al2O3 (corundum), Tb3Al5O12 (Aluminato de Térbio-TbAG) e Al2TiO5 (Titanato de alumínio) para as amostras produzidas. Imangens de MEV e TEM mostraram a incorporação na forma de nanopartículas sinterizadas na superfície dos grãos para as amostras dopadas com 3,5 mol% de Óxido de Titânio e 2,5 mol% de Cloreto de Térbio, concentrações que incrementaram o sinal luminescente em até 125 vezes e partir das quais observa-se o fenômeno de concentration quenching. Além disso, as dopagens criaram picos termoluminescentes em 300 °C e 350 °C, e 280 °C e 350 °C para titânio e térbio respectivamente. Aumento nas dimensões dos grãos da alumina pura em 50 µm, com o incremento da temperatura de calcinação na faixa entre 1200 °C e 1600 °C também foi observado. Análises de Termoluminescência e Luminescência Opticamente Estimulada revelaram que a ativação do sistema luminescente se dá em temperaturas de 1600°C e contribuem para aumento do sinal, rampas de aquecimento e resfriamento de 3 °C/min e tempo permanência em patamar de 240 minutos. Estudo utilizando pré-doses de irradiação com radiação- mostraram sensibilização do pico principal das amostras, situado em 190 °C, possibilitando detecção de doses de 150 µGy e 270 µGy para a TL e LOE respectivamente após pré-doses de 10 KGy e tratamento térmico em 600 °C. Irradiações com raios-x em diferentes níveis de energia mostraram baixa dependência das amostras e análises de espectros termoluminescentes revelaram fortes emissões no visível centrada em 450 nm e 470 nm para os compostos envolvendo os dopantes Térbio e Titânio respectivamente.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.