• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2021.tde-09092021-095731
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Rodrigues Linhares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bernucci, Liedi Légi Bariani (Presidente)
Ceratti, Jorge Augusto Pereira
Larocca, Ana Paula Camargo
Título em português
Redução de acidentes rodoviários por derrapagem com emprego de tratamento superficial duplo com asfalto modificado por borracha
Palavras-chave em português
Acidentes de trânsito
Asfalto borracha
Pavimentação
Tratamento superficial
Resumo em português
Estima-se que os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de mais de 1,35 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. No Brasil, estes acidentes são responsáveis pela morte de mais de 40 mil pessoas todo ano. Um fator crítico para ocorrência destes acidentes é o comportamento humano, que se encontra presente em pelo menos 95% das ocorrências, isoladamente ou combinado a outros fatores. Entretanto, outro fator que merece especial atenção, uma vez que é passível de controle pelos gestores, é a condição da via. Associada às condições climáticas, ela tem participação na ocorrência de até 37% dos acidentes. Desta forma, o presente trabalho objetivou estudar a redução de acidentes pelo aumento da aderência entre pneu e pavimento empregando Tratamento Superficial Duplo com Asfalto Modificado por Borracha (TSD-AMB) em dois segmentos da rodovia Régis Bittencourt, que em condições adversas de precipitação, conjugada a curvas fechadas e declives, são críticos quanto a acidentes. Os resultados de textura obtidos por meio da utilização de um perfilômetro a laser demonstram que o TSD-AMB caracteriza-se por macrotextura aberta ou rugosa, necessária para melhorar a capacidade de drenagem superficial de água de chuva sem criar facilmente lâmina de água sobre a superfície, que pode levar a derrapagens e à hidroplanagem dos veículos, e aumento da probabilidade de acidentes. A avaliação realizada com o equipamento medidor de atrito Grip-Tester demonstrou a obtenção de valores elevados de atrito do TSD. Esta melhoria na condição de superfície do pavimento levou a uma redução considerável da ocorrência de acidentes, principalmente aqueles ocorridos em pista molhada. A utilização de soluções asfálticas com macrotextura aberta ou rugosa e aumento de atrito propicia a redução de acidentes em trechos críticos de rodovias, principalmente em situações de pista molhada.
Título em inglês
Reduction of traffic accidents by skid resistance increase using double surface treatment with rubber modified asphalt on road pavements.
Palavras-chave em inglês
Accidents
Asphalt rubber
Pavement
Road safety
Surface treatment
Resumo em inglês
Traffic accidents are estimated to be responsible for the deaths of more than 1.35 million people annually worldwide. Just in Brazil, these accidents are responsible for more than 40 thousand deaths every year. Human behavior is one of the most critical factors for the occurrence of these accidents, since it is present in at least 95% of the occurrences (alone or in combination with other factors). However, roadway condition is a factor that deserves special attention, since it is controllable and accounts for up to 37% of accidents when associated with climatic conditions. Thus, the present study aimed to evaluate the application of a Double Bituminous Surface Treatment using a Crumb Rubber Modified Asphalt in terms of reducing accidents in critical stretches along Régis Bittencourt (BR116) highway. The Double Bituminous Surface Treatment exhibited a high value for macrotexture, necessary to enhance the pavements capacity to rapidly drain the water from pavement surface without creating a water film, which may lead to vehicle hydroplaning and, consequently, to an increase in probability of accidents. The pavement exhibited a high surface friction in terms of Grip Number, measured using a Grip Tester. The improvement in macrotexture and surface friction resulted in a considerable reduction of accidents, especially the ones that occur under wet conditions. The use of asphalt mixtures with open macrotexture and high surface friction result in a high pavement skid resistance, which lead to a reduction of accidents in critical stretches along the referred highway, specially under wet weather conditions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.