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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-04042023-083656
Document
Author
Full name
Pedro Brazinkas Chiovetti
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Marte, Claudio Luiz (President)
Feriancic, Gabriel
Júnior, Humberto de Paiva
Title in Portuguese
Quantificação do impacto da implantação de faixas intermitentes de ultrapassagem e priorização semafórica com aplicação de intervenções na operação de ônibus.
Keywords in Portuguese
Onibus (Simulação)
Sistemas inteligentes de transportes
Transporte pública
Abstract in Portuguese
O sistema de ônibus é atualmente o modo de transporte mais utilizado pela população, mesmo nas cidades que possuem um sistema de transporte sobre trilhos devidamente estruturado. Porém, não se pode afirmar que a percepção da população quanto à qualidade do sistema seja boa, por conta dos frequentes atrasos e imprevisibilidade dos tempos de viagens. Existe uma cultura que dá preferência aos veículos particulares, o que leva ao esgotamento da capacidade do sistema viário. Os governos municipais vêm tomando medidas como a implantação de corredores e faixas exclusivas de ônibus. Entretanto, essas medidas não têm proporcionado um nível de melhoria de desempenho que mude significativamente a percepção dos usuários. Assim, buscar meios adicionais que ajudem a aumentar a qualidade do sistema ônibus tem sido uma questão de pesquisa relevante nas últimas décadas. O objetivo desta dissertação é propor um método sistemático para avaliar o impacto das intervenções operacionais, em termos quantitativos de aumento do desempenho do sistema de transporte coletivo em corredores de ônibus. Esta pesquisa focou nas seguintes intervenções: 1) faixas intermitentes (IBL); 2) priorização semafórica (TSP); 3) Skip-stop; e 4) Meia-Viagem. As duas primeiras se referem à intervenção na infraestrutura viária e as duas últimas são intervenções operacionais na frota. Buscou-se compreender melhor o comportamento do sistema quando os diferentes tipos de intervenções são aplicados, isoladamente ou de forma combinada. Os estudos foram realizados a partir de dados de velocidades dos ônibus, ciclos semafóricos e condições de operação do corredor de ônibus Santo Amaro Nove de Julho, em São Paulo, obtidos junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-São Paulo) e São Paulo Transporte (SPTrans). Os ganhos das intervenções foram quantificados por meio de simulação computacional, utilizando o micro simulador de tráfego VISSIM. Os experimentos realizados mostraram que as diferentes estratégias de intervenções podem alcançar reduções significativas de tempos de viagem dos ônibus da ordem de 10% a 20%, dependendo das intensidades das priorizações e da combinação de intervenções aplicadas. O presente estudo pode ser utilizado pelo gestor público para avaliar e planejar a aplicação de intervenções mais apropriadas para as condições de trânsito e de transporte de sua cidade.
Title in English
Quantification of the impact by implementing intermittent bus lanes for overtaking and transit signal priority with tha application of interventions in bus operation.
Keywords in English
Bus systems
IBL
Intelligent transport systems
Intermittent bus lanes
Overtaking at bus stops
Transit signal priority
TSP
Abstract in English
The bus system is currently the most used mode of transport, even in cities with an adequately structured rail system. However, it cannot be said that the population's perception of the system's quality is good due to the frequent delays and unpredictability of travel times. Culture gives preference to private vehicles, which leads to the exhaustion of the road system's capacity. Municipal governments have been taking measures such as implementing bus corridor and exclusive lanes. However, these measures have not provided a level of performance improvement that significantly changes users' perceptions. Thus, looking for additional ways to help increase the quality of the bus system has been a relevant research question in recent decades. This dissertation aims to propose a systematic method to evaluate the impact of operational interventions, in quantitative terms, to increase the performance of the public transport system in bus corridors. This research focused on the following interventions: 1) intermittent bus lanes (IBL); 2) traffic sign prioritization (TSP); 3) Skip-stop, and 4) half-trip. The first two refer to intervention in the infrastructure, and the last two are operational interventions in the fleet. We sought to understand the system's behavior better when different types of interventions are applied, solo or in combination. The studies were carried out using data on bus speeds, traffic lights, and operating conditions in the Santo Amaro Nove de Julho bus corridor in São Paulo, obtained from the Traffic Engineering Company (CET-São Paulo) and São Paulo Transport (SPTrans). The gains from the interventions were quantified through computer simulation using a VISSIM traffic micro simulator. The experiments showed that different intervention strategies could achieve significant reductions in buses travel times from 10% to 20%, depending on the intensities of the prioritizations and the combination of applied interventions. The public administrator can use the present study to assess and plan the most appropriate interventions for the traffic and transport conditions in their city.
 
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Publishing Date
2023-04-04
 
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