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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1999.tde-30042024-081437
Documento
Autor
Nome completo
Claudiomar Cardoso Cunha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Dias, Carlos Alberto Nunes (Presidente)
Martinez, Miguel Angel Buelta
Petreche, Joao Roberto Diego
Título em português
Modelagem paramétrica de abertura em casco resistente de submarino.
Palavras-chave em português
Cascos
Submarinos
Resumo em português
Há algum tempo, os projetos de aberturas em vasos de pressão eram baseados em formulações empíricas. O grau de incerteza dos resultados obtidos através desta metodologia obrigava a utilização de altos coeficientes de segurança. A utilização dométodo dos elementos finitos aumentou consideravelmente a confiabilidade reduzindo coeficientes de segurança e otimizando estruturas. Porém, devido à geometria que normalmente se faz presente em aberturas de cascos resistentes de submarinos,construir o modelo nem sempre é tarefa simples. Sendo necessário um trabalho adicional considerável, cada vez que algum parâmetro precisa ser alterado, durante processos de concepção ou de otimização da estrutura. Os programas comerciais, queutilizam o método dos elementos finitos são, normalmente, ferramentas abrangentes de modo a poderem ser utilizados para a resolução de grande número de problemas. Esta generalidade tem como preço a complexidade de utilização. Por outro lado, osusuários comuns destes programas normalmente estão envolvidos com uma gama estreita de problemas, na maioria das vezes, com modelos muito parecidos; ainda assim, são obrigados a investir em treinamentos caros para operar os programas com adesenvoltura necessária. Desenvolveu-se, então, um programa que gera modelos de elementos finitos de aberturas em cascos resistentes de submarino. Este programa conta com interface amigável e permite a preparação demodelos a custos mais baixoscom algum controle de qualidade. A utilização desta ferramenta aumenta a confiabilidade dos modelos, por viabilizar testes de convergência ao passo que melhora a qualidade do produto final uma vez que viabiliza o teste de um número maior desoluções.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Hulls
Submarines
Resumo em inglês
Openings in pressure vessels are usuallu designed based on empiric formulas. The doubts on the results obtained by this method leads to high Project safety factors. The use of the finite element method reasonably increases the reliability of the project. Although the method allows to use lower safety, building models of openings in submarine hulls are not Always simple tasks. And there i salso considerable additional work to be done when a parameter needs to be changed during project or optimization. The finite element method comercial software are usually generic; so they can be used to solve a great number of problems of different areas. Being generic the user usually needs time to learn how to use the program to solve his specific problem, which in a great number of times does not very much. A program was developed to generate finite element models to study openings in submarines hulls. This program has a friendly user interface and permits the generation of reliable quality models with low man time cost. The use of this tool can increase the reliability of the models, making it possible to execute convergence tests, and to test a greater number of different solutions.
 
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Data de Publicação
2024-04-30
 
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