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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2003.tde-30012024-090342
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Hakio Fucatu
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Nishimoto, Kazuo (Président)
Ferreira, Marcos Donato Auler da Silva
Masetti, Isaias Quaresma
Meneghini, Julio Romano
Morooka, Celso Kazuyuki
Titre en portugais
Estudo do efeito sombra da corrente na dinâmica do sistema FPSO/shuttle conectados em tandem.
Mots-clés en portugais
Amarração
Comportamento de embarcações no mar
Petróleo (Exploração)
Resumé en portugais
A recente expansão na utilização de sistemas F(P)SOs na produção de petróleo offshore tem demandado estudos que prevejam o comportamento dinâmico de dois navios conectados em tandem, que é a configuração normalmente utilizada nas operações de offloading. Apesar da amarração de navios em tandem ser um procedimento comum, ainda são poucos os trabalhos publicados relacionados ao assunto, e entre estes, nenhum leva em consideração o efeito da interferência da corrente que um navio causa no outro, aqui denominado como: efeito sombra. Sabe-se que o comportamento dinâmico dos navios amarrados é fortemente afetado pelas forças ambientais, principalmente nos sistemas SPM, assim, supõe-se que o efeito sombra tenha grande influência no comportamento dinâmico do navio shuttle, que irá, por conseqüência, alterar o comportamento do sistema como um todo. De fato, ensaios realizados em tanques de provas com navios shuttles, com e sem a presença do FPSO na posição de montante, comprovam esse fato. Portanto, pode-se dizer que o efeito de sombra é fundamental no estudo do comportamento dinâmico de navios amarrados em tandem. Os poucos programas comerciais existentes, que possibilitam a simulação dinâmica de dois navios em tandem, também não levam em consideração o efeito sombra, tornando sua utilização um tanto limitada. O presente trabalho apresenta o estudo do efeito sombra da corrente e sua influência no comportamento dinâmico de sistemas com dois navios em tandem. Foi desenvolvido um modelo de sombra da corrente baseado no campo de velocidades perturbado pelo navio à montante, que foi implementado no simulador de navios amarrados, DYNASIM. Os resultados numéricos foram avaliados através de comparações com resultados experimentais, onde se obteve uma boa aderência em várias situações.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Mooring
Oil (Exploration)
Vessel behavior at sea
Resumé en anglais
The ship based Floating Production Storage and Offloading system (FPSO) has been largely used in the recent offshore oil exploration. In most of the cases the oil stored in FPSO is offloaded to a shuttle ship that is connected by a hawser in tandem configuration. Although the tandem mooring is a common procedure in the offshore oil industry, there are few publications related to the theme. Among these, there is none concerned with the current forces interference caused by FPSO on the shuttle ship, here called shadow effect. It is well known that the dynamic behavior of a moored ship, in particular SPM system, is hardly affected by the environmental forces. Therefore, it is expected that the shadow effect on the hydrodynamic forces acting on the shuttle ship will cause great influence on its dynamic behavior, and consequently in the dynamics of whole FPSO-shuttle system. This phenomenon could be observed in experiments with single point moored shuttle ships with and without the FPSO in upstream position. Therefore, for the sake of reality, the shadow effect must be considered in analysis of dynamic behavior of two ships connected in tandem. Among the commercial simulators that analyze tandem systems there is none that considers the shadow effect, providing an analysis different from the real world. This thesis presents a study of the current shadow effect. The shadow effect model, based on the disturbed current field was developed and implemented in anumerical simulator named DYNASIM. The comparison between numerical results and experimental ones showed that the proposed model is effective.
 
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Date de Publication
2024-01-30
 
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