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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1984.tde-30012024-081243
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alberto Nunes Dias
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1984
Orientador
Banca examinadora
Martinez, Miguel Angel Buelta (Presidente)
Brinati, Hernani Luiz
Pimenta, Paulo de Mattos
Qualifik, Paul
Taniguchi, Celio
Título em português
Método para a prevenção de vibrações da estrutura do navio.
Palavras-chave em português
Estrutura de embarcações
Vibrações (Prevenção e controle)
Resumo em português
Este trabalho trata do desenvolvimento de um procedimento destinado à prevenção de vibrações indesejáveis da estrutura do navio. Atendo-se aos casos de vibrações de natureza periódica, reúne métodos a serem utilizados como ferramenta de cálculo nas fases preliminares do projeto de embarcações. Sistematiza para isso, o cálculo de resposta no domínio da frequência, com subsequente avaliação do nível de vibrações sob os pontos de vista de reação humana e de equipamentos e, de vida em fadiga do material resistente estrutural. Para a avaliação de nível de vibrações, recorre-se à utilização de critérios para equivalência entre os resultados do cálculo e valores de normas e regras internacionalmente aceitos. Tendo em vista a automatização do procedimento, desenvolveu-se um sistema de programas de computador que, para o cálculo de modos e frequências naturais da estrutura do navio, baseia-se na Técnica dos Elementos Finitos, e que, para cálculo da resposta, baseia-se no Método de Superposição Modal.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Vessel structure
Vibrations (Prevention and control)
Resumo em inglês
This work focus a procedure for prevention of periodic ship vibrations. The prevention task includes frequency domain response calculation as a mean of vibration analysis under the points of view of human and equipments reaction, and fatigue life of ship structure. The evaluation of vibration level is done under equivalence criterias between the calculated response of ship structure and international guideline recommendations. All the calculations are done automatically by a computer program system which is founded on Finite Element Method for the natural frequencies extraction, and on the Modal Superposition Method for the ship structure response calculation.
 
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Data de Publicação
2024-01-30
 
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