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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-29022024-141917
Documento
Autor
Nome completo
Vinícius Leal Ferreira Matos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Jose Augusto Penteado (Presidente)
Fernandes, Antonio Carlos
Pesce, Celso Pupo
Título em português
Otimização de formas de cascos submersos para aplicação em sistemas flutuantes.
Palavras-chave em português
Plataforma continental
Resumo em português
Uma das concepções mais recentes de sistemas flutuantes para aplicação em águas profundas é a plataforma do tipo TLP (Tension Leg Platforms). Este tipo de sistema tem como ponto crítico de projeto a fadiga em seus tendões, causada pelas forças excitantes do mar que agem no casco da plataforma. Com o intuito de minimizar esses efeitos e, assim, aumentar a viabilidade técnica e econômica deste tipo de sistema, algumas geometrias bidimensionais, otimizadas em relação às forças de difração, foram propostas na dissertação de mestrado de SIMOS (1997) para utilização como secções transversais de pontoons de plataformas. Estas secções foram geradas a partir de uma metodologia proposta por ARANHA; PINTO (1994) que é baseada numa extensão analítica do conhecido termo de inércia da fórmula de Morison, válida para toda faixa de freqüências de excitação. Esta teoria utiliza a teoria potencial e não considerou os efeitos de superfície livre e viscosos. Com o intuito de validar algumas geometrias obtidas pelo processo de síntese analítica - e verificando os efeitos não considerados inicialmente -, algumas ferramentas de análise foram utilizadas e aplicadas nas secções transversais propostas. Além da realização de experimentos, utilizou-se uma ferramenta numérica baseada em método variacional em fluido infinito e, também, o programa WAMIT, que utiliza método dos painéis. Os resultados obtidos pelas diferentes ferramentas de análise foram comparados, garantindo umaconfiabilidade nas conclusões atingidas pelo estudo.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Continental shelf
Resumo em inglês
One of the most recent concepts of deep waters fluctuant systems is the TLP platform (Tension Leg Platforms). The project critic point for this type of system is the fatigue in the tendons caused by exciting forces due to waves that act on the hull of the platform. With the aim to minimize these effects, increasing the technical and economical feasibility of this type of system, some two dimensional geometries optimized in relation to diffraction forces were proposed in the master dissertation of SIMOS (1997). These geometries could be used as transversal sections in pontoons of platforms. These sections were synthesized with the methodology proposed by ARANHA; PINTO (1994) and it is based in an analytical extension for the inertial term of the Known Morison formula, valid for all range of excitation frequencies. This formalism uses the potential theory not considering free-surfaces and viscous effects. With the intent to validate some geometries that were synthesized with the analytical process - and analyzing some effects not considered initially -, some analyzing tools were used and applied in the transversal sections proposed. Besides tank experiments, a numerical program based in variational method in infinite fluid was used, and also the program WAMIT that uses panel method. The results obtained with the differente tools were compared to assume reliability of the conclusion of this study.
 
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Data de Publicação
2024-02-29
 
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