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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1978.tde-27032024-093440
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Lima da Silva Dias Filho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1978
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Elcio de Sa (Presidente)
Rios Neto, Atair
Taniguchi, Celio
Título em português
Modelo de sintese automatizada e otimizada da estrutura de navios graneleiros
Palavras-chave em português
Estrutura de embarcações
Navio graneleiro
Resumo em português
Este trabalho apresenta um modelo de síntese automatizada e otimizada para a estrutura de navios graneleiros. Abrange a estrutura longitudinal, a estrutura transversal e a estrutura das anteparas de porão, numa região correspondente a 0.4 L a meio navio. O principal objetivo, foi desenvolver uma técnica e uma ferramenta que possibilitasse ao projetista obter uma síntese estrutural rápida e eficiente, com elevado grau de otimização. Ela pode ser utilizada nos diferentes estágios do processo de concepção e projeto do navio. Os limites de aplicação, quanto ao tamanho e tipo do navio e quanto ao tipo da carga, são bastante amplos. Deve ser entendido como projeto eficiente, aquele que engloba as características de mínimo peso ou custo, convenientemente aliadas às boas práticas de construção, operação e manutenção de navios. Foi feito um estudo do processo de síntese estrutural, considerando-se sua posição com relação ao problema global do projeto do navio. O modelo adotado contem vários aspectos de otimização local. Foi elaborado um modelo matemático para representar a geometria do navio, bem como, um método para gerar os parâmetros que definem a geometria do navio e de sua estrutura. Todas as espessuras de chapas são arredondadas para padrões estabelecidos pelo usuário. Também, os perfis laminados são escolhidos dentro dos arquivos incluídos no modelo, podendo o usuário, especificar os perfis dentre aqueles do arquivo, a ele disponíveis, ou ainda, especificar que sejam adotados perfis construídos, os quais terão suas dimensões ótimas definidas pelo modelo. Como produto final, foi elaborado um programa de computador. Apresentamos um exemplo de sua aplicação, e algumas conclusões quanto a influência de diversos parâmetros no peso da estrutura, que obtivemos aplicando o programa a uma série de famílias de navios.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Bulk carrier
Vessel structure
Resumo em inglês
This work presents a bulk carrier structural model to perform the synthesis of longitudinal material, transverse structure and transverse bulkheads. The main objective of this work is to develop a technique and a tool which will ensure a fast and eficiente design of the bulk-carrier structure with a high optimization degree. They apply to different stages of the process ofr conception and design of the ship. The limits of application are quite wide, regarding the size of the ship and type of cargo. For eficiente design it must by understood one that ensures an optimum combination of advantages in initial cost plus pay-load capacity. A study of the structural synthesis process was done, with the consideration to its place relationships on the global problem of ship design. The adopted model contains some aspects of local otimization. A mathematic model to represent the ship geometry was developed, as well as method to generate its parameters. All the final thickness of plates are modified to be in acordance with available plates specified by the user. Also, rolled sections are selected between available sections specified by the user, or have their optimunm dimensions calculated when the user specify fabricated sections. As a final product, a computer program was developed. Some examples of its applications are presented as well as conclusions on the influence of design variables on the structural weight.
 
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Data de Publicação
2024-03-27
 
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