• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1978.tde-27032024-093440
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Lima da Silva Dias Filho
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1978
Director
Tribunal
Freitas, Elcio de Sa (Presidente)
Rios Neto, Atair
Taniguchi, Celio
Título en portugués
Modelo de sintese automatizada e otimizada da estrutura de navios graneleiros
Palabras clave en portugués
Estrutura de embarcações
Navio graneleiro
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta um modelo de síntese automatizada e otimizada para a estrutura de navios graneleiros. Abrange a estrutura longitudinal, a estrutura transversal e a estrutura das anteparas de porão, numa região correspondente a 0.4 L a meio navio. O principal objetivo, foi desenvolver uma técnica e uma ferramenta que possibilitasse ao projetista obter uma síntese estrutural rápida e eficiente, com elevado grau de otimização. Ela pode ser utilizada nos diferentes estágios do processo de concepção e projeto do navio. Os limites de aplicação, quanto ao tamanho e tipo do navio e quanto ao tipo da carga, são bastante amplos. Deve ser entendido como projeto eficiente, aquele que engloba as características de mínimo peso ou custo, convenientemente aliadas às boas práticas de construção, operação e manutenção de navios. Foi feito um estudo do processo de síntese estrutural, considerando-se sua posição com relação ao problema global do projeto do navio. O modelo adotado contem vários aspectos de otimização local. Foi elaborado um modelo matemático para representar a geometria do navio, bem como, um método para gerar os parâmetros que definem a geometria do navio e de sua estrutura. Todas as espessuras de chapas são arredondadas para padrões estabelecidos pelo usuário. Também, os perfis laminados são escolhidos dentro dos arquivos incluídos no modelo, podendo o usuário, especificar os perfis dentre aqueles do arquivo, a ele disponíveis, ou ainda, especificar que sejam adotados perfis construídos, os quais terão suas dimensões ótimas definidas pelo modelo. Como produto final, foi elaborado um programa de computador. Apresentamos um exemplo de sua aplicação, e algumas conclusões quanto a influência de diversos parâmetros no peso da estrutura, que obtivemos aplicando o programa a uma série de famílias de navios.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Bulk carrier
Vessel structure
Resumen en inglés
This work presents a bulk carrier structural model to perform the synthesis of longitudinal material, transverse structure and transverse bulkheads. The main objective of this work is to develop a technique and a tool which will ensure a fast and eficiente design of the bulk-carrier structure with a high optimization degree. They apply to different stages of the process ofr conception and design of the ship. The limits of application are quite wide, regarding the size of the ship and type of cargo. For eficiente design it must by understood one that ensures an optimum combination of advantages in initial cost plus pay-load capacity. A study of the structural synthesis process was done, with the consideration to its place relationships on the global problem of ship design. The adopted model contains some aspects of local otimization. A mathematic model to represent the ship geometry was developed, as well as method to generate its parameters. All the final thickness of plates are modified to be in acordance with available plates specified by the user. Also, rolled sections are selected between available sections specified by the user, or have their optimunm dimensions calculated when the user specify fabricated sections. As a final product, a computer program was developed. Some examples of its applications are presented as well as conclusions on the influence of design variables on the structural weight.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.