• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1992.tde-22032024-085711
Documento
Autor
Nome completo
Joao Carlos Cantisani Mazzuco
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Nishimoto, Kazuo (Presidente)
Mariotto, Mario
Pesce, Celso Pupo
Título em português
Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
Palavras-chave em português
Embarcações
Guindastes
Resumo em português
O avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Cranes
Vessels
Resumo em inglês
A method is presented for the operability evaluation of crane vessels and related weather downtime. Barge and semisubmersible vessels are investigated in a comparative basis through a linear frequency-domain analysis. The dynamics of lift operations is analysed and emphasys is given to the coupled motions of the load and the vessels during the stationary pendulum condition of the load after lifting off the transportation barge. Hydrodynamic characteristics of the vessels are obtained through a 3-D sink-souce distribution method. The environmental data is derived from a spectra ocean wave model to obtian the wave height exceedance probability which estabilisdhes the limiting sea states for performing the operation. A joint probability distribution of wave height and period is used to obtain the workability of the vessels in a monthly basis. A compariosn of the performance of two different types of vessels, a barge and a semisubmersible is obtained. The results show the different behaviour of the vessels under variation of some parameters of the operation, such as the weight of the module, length of the hoisting wire and realtive position of the crane and the vessel, and the influence of those parameters in the operability.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.