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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1992.tde-22032024-085711
Document
Auteur
Nom complet
Joao Carlos Cantisani Mazzuco
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1992
Directeur
Jury
Nishimoto, Kazuo (Président)
Mariotto, Mario
Pesce, Celso Pupo
Titre en portugais
Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
Mots-clés en portugais
Embarcações
Guindastes
Resumé en portugais
O avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Cranes
Vessels
Resumé en anglais
A method is presented for the operability evaluation of crane vessels and related weather downtime. Barge and semisubmersible vessels are investigated in a comparative basis through a linear frequency-domain analysis. The dynamics of lift operations is analysed and emphasys is given to the coupled motions of the load and the vessels during the stationary pendulum condition of the load after lifting off the transportation barge. Hydrodynamic characteristics of the vessels are obtained through a 3-D sink-souce distribution method. The environmental data is derived from a spectra ocean wave model to obtian the wave height exceedance probability which estabilisdhes the limiting sea states for performing the operation. A joint probability distribution of wave height and period is used to obtain the workability of the vessels in a monthly basis. A compariosn of the performance of two different types of vessels, a barge and a semisubmersible is obtained. The results show the different behaviour of the vessels under variation of some parameters of the operation, such as the weight of the module, length of the hoisting wire and realtive position of the crane and the vessel, and the influence of those parameters in the operability.
 
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Date de Publication
2024-03-22
 
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