• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1992.tde-22032024-085711
Documento
Autor
Nombre completo
Joao Carlos Cantisani Mazzuco
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1992
Director
Tribunal
Nishimoto, Kazuo (Presidente)
Mariotto, Mario
Pesce, Celso Pupo
Título en portugués
Estudo da operacionalidade de embarcações guindaste.
Palabras clave en portugués
Embarcações
Guindastes
Resumen en portugués
O avanço ocorrido na última década nas características e capacidade de içamento de embarcações-guindaste com o advento das embarcações tipo semisubmersível, aliada a sua crescente importancia no desenvolvimento de campos petrolíferos offshore, tornava necessário uma investigação mais profunda do comportamento dinâmico destas embarcações em resposta as condições ambientais. O presente trabalho apresenta um modelo de determinação da operacionalidade de embarcações-guindaste para realização de operações de içamento, a partir das características da resposta da embarcação às condicções ambientais. O modelo se baseia na resposta de curto prazo do movimento das embarcações e na distribuição de longo prazo de ocorrencia de estados de mar na regiao de operacao, sendo feita uma comparacao entre a performance de dois tipos de embarcacao: barcaca e semisubmersivel. Os resultados mostraram a importância de se considerar o efeito que o módulo içado exerce no movimento das embarcações, e como variações de certos parâmetros da operação, tais como peso do módulo içado, comprimento do cabo de içamento e posição relativa do guindaste em relação a embarcação, podem influenciar o comportamento da mesma e a sua operacionalidade.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Cranes
Vessels
Resumen en inglés
A method is presented for the operability evaluation of crane vessels and related weather downtime. Barge and semisubmersible vessels are investigated in a comparative basis through a linear frequency-domain analysis. The dynamics of lift operations is analysed and emphasys is given to the coupled motions of the load and the vessels during the stationary pendulum condition of the load after lifting off the transportation barge. Hydrodynamic characteristics of the vessels are obtained through a 3-D sink-souce distribution method. The environmental data is derived from a spectra ocean wave model to obtian the wave height exceedance probability which estabilisdhes the limiting sea states for performing the operation. A joint probability distribution of wave height and period is used to obtain the workability of the vessels in a monthly basis. A compariosn of the performance of two different types of vessels, a barge and a semisubmersible is obtained. The results show the different behaviour of the vessels under variation of some parameters of the operation, such as the weight of the module, length of the hoisting wire and realtive position of the crane and the vessel, and the influence of those parameters in the operability.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.