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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-20022024-094513
Document
Author
Full name
Vladimir Cancian Júnior
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Andrade, Bernardo Luis Rodrigues de (President)
Sampaio, Claudio Mueller Prado
Silva, José Reinaldo
Title in Portuguese
Sistema de informação para monitoração e gerenciamento do tráfego nas hidrovias.
Keywords in Portuguese
Sistemas de informação
Tráfego hidroviário (Monitoramento; Gerenciamento)
Abstract in Portuguese
Nas duas últimas décadas, o transporte hidroviário no Brasil vem experimentando um crescimento significativo, principalmente para movimentação de produtos básicos, como os grãos agrícolas e minérios. Isto se deve fundamentalmente aos baixos custos de transporte que podem ser proporcionados por este modal. No entanto, se este crescimento se der de forma desordenada e sem controle esta vantagem pode ser rapidamente eliminada pelos possíveis aumentos de acidentes, inclusive ambientais, pelos aumentos de tempos de espera na transposição de obras, pelos congestionamentos em terminais, etc., o que acabará por minar a confiabilidade e a demanda pelo modal. Com o intuito de dar suporte a este crescimento e oferecer meios para se garantir a segurança, a confiabilidade e a eficiência do transporte hidroviário, apresenta-se neste trabalho a proposta de um Sistema de Informação para monitoração e gerenciamento do uso de hidrovias. O sistema foi desenvolvido a partir do conceito dos "Serviços de Informação para Hidrovias" (RIS), introduzido na Europa com a finalidade de revitalizar e incentivar o uso do transporte hidroviário. As diretrizes e recomendações para implantação dos RIS foram adaptadas para as condições de infra-estrutura disponíveis no país. O sistema deverá ser gerenciado por um Centro de Serviços de Informação e estará disponível via Internet para todos os envolvidos em atividades de transporte, de operação de obras e de apoio e fiscalização do uso da hidrovia. Sua arquitetura é composta de módulos que têm por objetivos disponibilizar: (1) informações contínuas do monitoramento de veículos e obras; (2) ferramentas para apresentação destas informações em mapas digitais da hidrovia; (3) ferramentas de apoio ao gerenciamento e ao planejamento de viagens. Para se avaliar a funcionalidade do sistema apresenta-se no trabalho um exemplo hipotético de aplicação à Hidrovia Tietê-Paraná. Neste exemplo simula-se o monitoramento de veículos na via e o planejamento de viagens de comboios de carga. Os resultados obtidos mostram que o sistema proposto atende os objetivos de controle e gerenciamento do uso da via e indicam, claramente, os ganhos de segurança e eficiência que podem ser proporcionados ao transporte hidroviário através da implantação de serviços e sistemas de informação.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Information systems
Waterway traffic (Monitoring; Management)
Abstract in English
In the last two decades, the transport waterway in Brazil is trying a significant growth, mainly for movement of basic products, as the agricultural grains and ores. This is due fundamentally at the low transport costs that can be proportionate for this modal one. However, if this growth it gives in a disordered way and without control this advantage can be eliminated quickly by the possible increases of accidents, includes environmental, for the increases of times of wait in the conversion of facilities, for the traffic jams in terminals, and others, what will end for mining the reliability and the demand for the modal. With the intention to give support to this growth and to offer means to guarantee the safety, the reliability and the efficiency of the transport waterway, comes in this work the proposal of a System of Information for to monitoration and administration of the waterway use. The system was developed from the concept of the " Services of Information for waterway " (RIS), introduced in Europe with the purpose of to revitalize and to motivate the use of the transport waterway. The guidelines and recommendations for implantation of the RIS it were adapted for the available infrastructure conditions in Brazil. The system should be management for a Center of Services of Information and it will be available through Internet for all involved them in transport activities, of operation of facilities and of support and fiscalize of the use of the waterway. Your architecture is composed of modules that have for objectives turn disponible: (1) continuous information of the to monitor of vehicles and works; (2) tools for presentation of these information in digital maps of the waterway; (3) support tools to the administration and the planning of trips. To evaluate the functionality of the system this work comes a hypothetical example of application to Waterway Tietê-Paraná. In this example the monitor of vehicles is simulated in the road and the planning of trips of load convoys. The obtained results show that the proposed system assists the control objectives and administration of the use of the way and they indicate, clearly, safety's earnings and efficiency that can be proportionate to the transport waterway through the implantation of services and systems of information.
 
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Publishing Date
2024-02-20
 
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