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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-17072023-153527
Documento
Autor
Nome completo
Helio Correa da Silva Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Assi, Gustavo Roque da Silva (Presidente)
Sbragio, Ricardo
Kogishi, André Mitsuo
Michima, Paula Suemy Arruda
Soler, Jordi Mas
Título em português
Método numérico-experimental para redução da assinatura acústica de propulsores por alteração de parâmetros geométricos.
Palavras-chave em português
AUV
Dinâmica dos fluidos computacional
Hidroacústica
Kriging
Metamodelo
Modelo acústico de Ffowcs Williams-Hawkings
Propulsores
Resumo em português
O emprego de veículos autônomos submarinos (AUVs) recentemente tem se expandindo e abrangendo áreas como pesquisa da biologia marinha, inspeção de poços e tubulações de petróleo no solo marinho e aplicações militares. Todas essas aplicações utilizam sensores acústicos para detecção de fontes de ruído submarino, seja emissões de animais marinhos, vazamento de tubulações de petróleo ou atividades de vigilância e defesa. Consequentemente, o veículo submarino deve ter um funcionamento silencioso para não interferir no correto funcionamento de seus próprios sensores. Nesse contexto, o desenvolvimento de propulsores silenciosos auxilia no cumprimento da missão dos AUVs. Desenvolve-se aqui um método numérico-experimental de otimização da emissão acústica para uma geometria de bosso divergente. Com a aplicação do método de kriging ou metamodelo, os resultados computacionais validados por experimentos são empregados em uma rotina de otimização para determinar os parâmetros ótimos de emissão acústica para o bosso divergente. As simulações numéricas desenvolvidas em trabalho complementar de colaborador empregam modelo híbrido RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) para a determinação do escoamento e analogia acústica de Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) para a estimativa do campo acústico.
Título em inglês
Numerical-Experimental Method for reducing the Acoustic Ssignature of propellers by changing geometric parameters.
Palavras-chave em inglês
AUV
Computational fluid dynamics
Ffowcs Williams and Hawkings acoustic model
Hydroacoustic
Kriging
Metamodel
Propellers
Resumo em inglês
The use of autonomous underwater vehicles (AUVs) has recently expanded to include areas such as marine biology research, inspection of oil wells and pipelines on the seabed and military applications. All these applications use acoustic sensors to detect sources of underwater noise, as marine animal emissions, oil pipeline leakage or surveillance and defense activities. Consequently, the submarine vehicle must operate quietly in order not to interfere with the proper functioning of its own sensors. In this context, the development of silent thrusters assists in fulfilling the AUVs mission. A numerical-experimental method for the optimization of the acoustic emission of a boss cap divergent geometry is developed here. With the application of the method of kriging or metamodel, the computational results validated by experiments are used in an optimization routine in order to determine the optimal parameters for the divergent boss cap in terms of acoustic emissions. The numerical simulations from complementary collaborator work employ a hybrid RANS (Reynolds-Averaged Navier-Stokes) - LES (Large Eddy Simulation) model to determine the flow and acoustic analogy of Ffowcs Williams-Hawkings (FW-H) to estimate the acoustic field.
 
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Data de Publicação
2023-07-25
 
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