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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-15122023-100155
Document
Author
Full name
Sergio Ferreira Alexandre
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Dias, Carlos Alberto Nunes (President)
Laier, Jose Elias
Souza Junior, Jesse D'Assunção Rebello de
Title in Portuguese
Validação do método das "grandes massas" na análise dinâmica de estruturas submetidas a excitações de base.
Keywords in Portuguese
Dinâmica das estruturas
Método dos elementos finitos
Veículos automotores
Vibrações
Abstract in Portuguese
Este trabalho visa esclarecer algumas das técnicas usuais em análises pelo método dos elementos finitos, em particular quanto à análise dinâmica de estruturas. Com a utilização de pacotes comerciais de análise estrutural, que se tornam cada vez mais populares tanto em preço como em utilização, não é difícil, hoje em dia, encontrar engenheiros recém-formados, ou mesmo profissionais que não apresentem especialização na área de emprego do software, manipulando-o como uma ferramenta qualquer de tecnologia da informação, preocupando-se apenas em desbravar as características intrínsecas ao software e não ao método dos elementos finitos e à área em que este é empregado, que pode variar da resistência dos materiais à mecânica dos fluídos, entre outras. Diante desta situação, serão abordados neste trabalho temas ligados à análise dinâmica de estruturas pelo método dos elementos finitos, com aplicações à indústria de veículos, buscando-se, através das soluções obtidas para problemas simples, analogias que justifiquem procedimentos e técnicas de análise, que têm aplicação ampla e por vezes complexa. Como será apresentado, em alguns casos a utilização dessas técnicas ou artifícios não necessariamente dizem respeito à resistência dos materiais, ou à outra teoria que fundamente a simulação numérica a ser realizada, mas sim à limitações dos softwares empregados, no tocante a sua estratégia de desenvolvimento.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Finite element method
Motor vehicles
Structure dynamics
Vibrations
Abstract in English
This work seeks to clarify a few common techniques in the finite element method, specially to dynamic analysis of structures. Concerning the use of structural analysis commercial packages, which has become more popular every day in terms of price and use, it is not hard to find recently graduated engineers or even professionals who do not have specialization in the area where the software is used, manipulating it as a common information technology tool, with the only concern to uncover the inherent software features and not with the finite element method and the related area, which may vary from strength of materials to fluid mechanics, among others. Considering this situation, themes linked to dynamic analysis of structures through the finite element method will be dealt within this work focusing on the vehicle industry, looking at the solutions obtained to simple problems, analogies that justify analysis procedures and techniques, that have a wide range of applications and are sometimes complex. As it will be seen, in a few cases the use of these techniques is not necessary related to the strength of materials or another theory that corresponds to the target analysis to be performed, but to the used software limitations, related to its development strategy.
 
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Publishing Date
2023-12-15
 
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