• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1997.tde-15032024-100134
Documento
Autor
Nombre completo
André Jacques de Paiva Leite
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Aranha, Jose Augusto Penteado (Presidente)
Pesce, Celso Pupo
Ragazzo, Clodoaldo Grotta
Título en portugués
Forças de corrente em petroleiros e bifurcação do equilíbrio em sistemas tipo turret.
Palabras clave en portugués
Amarração
Escoamento
Navios
Petróleo (Produção)
Resumen en portugués
O uso de petroleiros convertidos para sistemas de produção de petróleo no mar tem se tornado cada vez mais freqüente devido ao aumento das lâminas d'água das locações e da capacidade de processamento das plantas. A falta de infra-estrutura de escoamento em áreas novas ou em campos marginais reforça essa tendência. A amarração desses navios, comumente denominados FPSO's (Floating Production Storage and Offloading Systems), não é tarefa trivial. Várias concepções diferentes de ancoragem vêm sendo testadas ao longo dos anos em diversos países. Dentre essas alternativas destaca-se o sistema tipo SPM-turret (Single Point Mooring of turret type), onde o navio é ancorado através de uma turreta sobre rolamento, o que lhe concede liberdade angular no plano horizontal. Visando estudar a dinâmica desse tipo de sistema para o caso mais simples possível, vislumbrou-se um ensaio com modelo reduzido batizado de Ensaio de Estabilidade Direcional ou Ensaio de Estabilidade ao Reboque. Nesse ensaio, o modelo de navio é rebocado pelo carro dinamométrico através de uma haste vertical rígida conectada ao convés através de rolamento horizontal. Dessa forma, simula-se o caso de um SPM-turret com rigidez linear infinita no plano horizontal, restando, então, apenas um grau de liberdade qual seja o ângulo de aproamento em relação ao meio. A modelagem matemática do ensaio é baseada na Teoria de Jones (Modelo de Asa Curta), porém incorporando correçõesempíricas obtidas por Clarke et al.[7], as quais destacam a importância do leme na estabilidade do navio mesmo a baixas velocidades de corrente. O modelo assim obtido não só permite determinar expressões heurísticas para os esforços decorrente sobre o casco (forças nos sentidos longitudinal e transversal do navio e o momento em torno do seu eixo vertical), como também traz consigo as parcelas necessárias à análise da bifurcação do equilíbrio do sistema, caracterizada pela determinação ) da posição do turret a partir da qual a bifurcação ocorre ('a IND.CR'), assim como do seu comportamento pós-crítico ('psi'IND.c'=f(a)). Essa abordagem revela que a parcela quadrática da restauração angular 'CIND.2c'('pi'/2)*'psi']'psi], onde 'C IND. 2c'( 'pi'/2) é o coeficiente de força lateral para incidência de corrente por través, domina o cenário pós-crítico para pequenos ângulos de ataque ('psi'IND.c 1), complementando e, de certo modo, corrigindo resultados obtidos através do método de derivadas hidrodinâmicas oriundo de teoria de manobras. De fato mostra-se que, vizinhanças do ponto de bifurcação, o ângulo de aproamento aumenta linearmente com o parâmetro de controle (posição do turret) e não com sua raiz quadrada como a abordagem tradicional aponta. A aderência dos resultados obtidos tanto para os esforços de corrente quanto para o comportamento pós-crítico do navio é muito boa, comprovando a adequabilidade do modelo. E mais, sua estabilidade estrutural é garantidapelo termo quadrático, l lhe conferindo uma robustez não desfrutada pelo modelo de derivadas hidrodinâmicas.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Flow
Mooring
Oil (Production)
Ships
Resumen en inglés
The use of convertes tankers for oil production at sea has increased in the last few years, both due to the greater depths of the newly discovered locations and to the larger oil processing capacities of the production plants. Lack of local infrastructure in new reas as well as in marginal fields has added to this tendency. Mooring these vessels, known as FPSOs (Floating Production Storage and Offloading Systems) is no easy task. Several mooring concepts have been tried out along the years in diferente countries. Amongst these alternatives, the turret type of SPM (Single Point Mooring), where the ship is moored through a turret alid onto a horizontal bearing stands out. Here the vessel has the freedom to rotate around her vertical axis. .......
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.