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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-24112023-124406
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Eiki Oshiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Alves, Marcilio (Presidente)
Dias, Carlos Alberto Nunes
Riera, Jorge Daniel
Título em português
Leis de similaridade aplicadas a estruturas sob impacto.
Palavras-chave em português
Carregamento nas estruturas
Estruturas (Impacto)
Resumo em português
Nesta dissertação o problema de não escalonamento observado em estruturas sensíveis à taxa de deformação e sujeitas a cargas de impacto é investigado de modo teórico e numérico. Para isso é aplicada uma adaptação do método de similaridade não direta, que permite o uso de uma base diferente da usual para a criação dos adimensionais do sistema. A correção é feita através de um ajuste na velocidade inicial da massa de impacto, que é devidamente alterada de forma a considerar o enrijecimento do material devido à taxa de deformação. Similarmente um procedimento de correção através da massa também é desenvolvido. Demonstra-se que os modelos analíticos escalonados por um fator conseguem prever com maior precisão o comportamento do protótipo se a solução mostrada nesta dissertação for utilizada. Também aplica-se o método proposto em modelos feitos de material diferente do protótipo de modo a se mostrar sua generalidade. Para as simulações numéricas um tubo cilíndrico sujeito a carregamento dinâmico foi utilizado e, apesar da complexidade do modelo, alguns resultados significativos foram obtidos. Finalmente, o trabalho apresenta uma discussão detalhada sobre as vantagens e limitações do processo de correção do escalonamento.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Loading on structures
Structures (Impact)
Resumo em inglês
The problem of non scability of strain rate sensitive structures subject to dynamic loading is investigated theorically and numerically in this dissertation. For that, an adaptation of non-direct similarity is applied and so, we use a different basis from usual to create the dimensionless numbers. The correction is done by adjusting the initial velocity of impact mass. By doing so, the model takes the strain rate effects into account. In a similar way, a methodology which allows to correct the impact mass is also developed. It is shown that analytical models scaled by a factor can estimate the behavior of prototype closely when the procedure here is used. In order to demonstrate the generality of this methodology, models made of different material from prototype are solved. Moreover, numerical simulations of a cylindrical tube under axial impact are done. Despite of complexity of this model, some significant results could be obtained. Finally, we introduce a detailed discussion about the advantages and limitations of the correction procedure.
 
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RobertoEikiOshiro.pdf (4.97 Mbytes)
Data de Publicação
2023-11-24
 
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