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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-21022024-140903
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Henrique da Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1998
Directeur
Jury
Sinatora, Amilton (Président)
Tanaka, Deniol Katsuki
Tschiptschin, Andre Paulo
Titre en portugais
Estudo do efeito da carga normal e da velocidade no coeficiente de atrito do par polietileno de alta densidade e aço carbono galvanizado.
Mots-clés en portugais
Aço carbono
Atrito
Engenharia mecânica
Resumé en portugais
Com o objetivo de verificar a influência da carga aplicada e da velocidade de deslizamento, no coeficiente de atrito dinâmico, foram realizados ensaios com um tribômetro do tipo pino-contra-disco, na configuração de pino de polietileno de altadensidade (PEAD) e disco de aço carbono galvanizado. A temperatura na interface, calculada segundo o modelo de ARCHARD, não ultrapassou 45 graus C e, a análise por calorimetria diferencial de varredura (DSC) mostrou que não houve fusão na superfície do pino. Por outro lado, a diminuição na entalpia de fusão, indica a possibilidade de diminuição na cristalinidade, alteração da orientação das cadeias moleculares ou quebra de cadeias durante os ensaios. A dissipação de energiaproduzida pelo atrito dinâmico, pode ter ocorrido por mecanismo de deformação viscoelástico ou viscoplástico, além do mecanismo de adesão, com a ocorrência esporádica de filmes de transferência na superfície do disco. O coeficiente de atrito dinâmico pode ser influenciado pela umidade relativa dom ambiente dependendo das condições PV (pressão-velocidade). Também foi realizada uma revisão dos modelos de coeficiente de atrito dinâmico da literatura e proposto um modelo baseado nos resultados experimentais do presente trabalho.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Carbon steel
Friction
Mechanical engineering
Resumé en anglais
In order to verify the influence of applied load and sliding velocity on dynamic friction coeficiente pin-on-disk tribometer with high-density polyethylene (HDPE) pin on galvanized steel disc configuration was used. The interface temperature calculated applying Archard model was below 45 °C and differential scanning calorimetry (DSC) results showed no melting on polymer surfasse. On the other hand, decrease on fusion enthalpy could indicate decrease on crystallinity degree, on molecular chain alignment modification or chain rupture during the tests. The dynamics friction energy dissipation could occur via viscoelastic or viscoplastic deformation mechanisms, with ocasional polymer film transfer pin surfasse to the galvanized steel disk by adhesion mechanism. The dynamics friction coeficiente can be affected by ambiente relative humidity depending on PV (pressure times velocity) values. It i salso presented review of friction coeficiente models from the literature and it is proposed a friction coeficiente model based on these work experimental results.
 
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Date de Publication
2024-02-21
 
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