• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-21022024-140903
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Henrique da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Sinatora, Amilton (Presidente)
Tanaka, Deniol Katsuki
Tschiptschin, Andre Paulo
Título em português
Estudo do efeito da carga normal e da velocidade no coeficiente de atrito do par polietileno de alta densidade e aço carbono galvanizado.
Palavras-chave em português
Aço carbono
Atrito
Engenharia mecânica
Resumo em português
Com o objetivo de verificar a influência da carga aplicada e da velocidade de deslizamento, no coeficiente de atrito dinâmico, foram realizados ensaios com um tribômetro do tipo pino-contra-disco, na configuração de pino de polietileno de altadensidade (PEAD) e disco de aço carbono galvanizado. A temperatura na interface, calculada segundo o modelo de ARCHARD, não ultrapassou 45 graus C e, a análise por calorimetria diferencial de varredura (DSC) mostrou que não houve fusão na superfície do pino. Por outro lado, a diminuição na entalpia de fusão, indica a possibilidade de diminuição na cristalinidade, alteração da orientação das cadeias moleculares ou quebra de cadeias durante os ensaios. A dissipação de energiaproduzida pelo atrito dinâmico, pode ter ocorrido por mecanismo de deformação viscoelástico ou viscoplástico, além do mecanismo de adesão, com a ocorrência esporádica de filmes de transferência na superfície do disco. O coeficiente de atrito dinâmico pode ser influenciado pela umidade relativa dom ambiente dependendo das condições PV (pressão-velocidade). Também foi realizada uma revisão dos modelos de coeficiente de atrito dinâmico da literatura e proposto um modelo baseado nos resultados experimentais do presente trabalho.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Carbon steel
Friction
Mechanical engineering
Resumo em inglês
In order to verify the influence of applied load and sliding velocity on dynamic friction coeficiente pin-on-disk tribometer with high-density polyethylene (HDPE) pin on galvanized steel disc configuration was used. The interface temperature calculated applying Archard model was below 45 °C and differential scanning calorimetry (DSC) results showed no melting on polymer surfasse. On the other hand, decrease on fusion enthalpy could indicate decrease on crystallinity degree, on molecular chain alignment modification or chain rupture during the tests. The dynamics friction energy dissipation could occur via viscoelastic or viscoplastic deformation mechanisms, with ocasional polymer film transfer pin surfasse to the galvanized steel disk by adhesion mechanism. The dynamics friction coeficiente can be affected by ambiente relative humidity depending on PV (pressure times velocity) values. It i salso presented review of friction coeficiente models from the literature and it is proposed a friction coeficiente model based on these work experimental results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.