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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-12122023-092416
Document
Author
Full name
Ugo Ibusuki
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Kaminski, Paulo Carlos (President)
Costa, Carlos Alberto
Massarani, Marcelo
Title in Portuguese
Engenharia do valor e custeio-alvo como metodologia de trabalho no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso aplicado em uma montadora de veículos
Keywords in Portuguese
Desenvolvimento de produtos
Engenharia e análise do valor
Indústria automobilística
Abstract in Portuguese
A técnica de Análise do Valor / Engenharia do Valor (AV/EV) é um esforço organizado para atingir o valor ótimo de um produto, sistema ou serviço, provendo as funções necessárias ao menor custo. A Análise do Valor (AV) é utilizada para produtos já existentes, em fase de produção. A Engenharia do Valor (EV) é utilizada para projetos e produtos na fase de desenvolvimento. A AV/EV aplica-se portanto em todas as fases do ciclo de vida do produto. Melhores resultados são obtidos quando a metodologia é aplicada aos novos produtos, ainda na fase introdutória, onde os custos de mudanças implementadas são menores e os ganhos potenciais são maiores. Para a implementação das idéias de AV/EV, é necessário que uma infra-estrutura seja criada o que por si só garantirá uma série de benefícios para a organização da empresa. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a apresentação de uma metodologia de trabalho para o processo de desenvolvimento de produtos em uma montadora de veículos, com posterior aplicação em um estudo de caso, visando a correta aplicação sistemática das metodologias de EV e Custeio-alvo, interligando os departamentos de Engenharia, Manufatura, Compras e Vendas / Marketing, com o departamento de Engenharia e Análise do Valor. Para tanto, planos de trabalho deverão ser desenvolvidos, assim como equipes de trabalho, pois esta é a base de qualquer projeto de AV/EV. Uma das características do método é aa sua natureza multidisciplinar. A equipe deve ser constituída por elementos que representem os setores da organização, que sejam indispensáveis para reunir toda a competência necessária à realização do projeto. Para concluir, refira-se que esta forma de encarar os produtos implica que o valor, tal como definido anteriormente, passe a ser considerado como um dos critérios básicos para a tomada de decisões, desenvolvendo-se uma verdadeira "Cultura do Valor".
Title in English
Untitled in english.
Keywords in English
Automotive industry
Engineering and value analysis
Product development
Abstract in English
The technique of the Value Analysis / Value Engineering (VA/VE) is an organized effort to reach the great value of a product, system or service, providing the necessary functions at lesser cost. The Value Analysis (VA) is used for existing products, in production phase. The Value Engineering (VE) is used for projects and products in the development phase. VA/VE is applied therefore in all phases of the life-cycle of the product. Better results are obtained when the methodology is applied to new products, still in the initial phase, where the costs of implemented changes are lesser and the potential of results are quite better. For the implementation of the VA/VE, it is necessary that an infrastructure is created that by itself guarantees a series of benefits for the organization of the company. Therefore, the present work has as objective the presentation of a methodology of work for the product development process in an assembly plant of vehicles, with subsequent application in a case study, aiming at the correct systematic application of the VE methodologies and Target-costing, linking the departments of Engineering, Manufacturing, Purchases and Sales / Marketing, with the department of Value Engineering and Analysis. For that, work plans should be developed, as well as work teams, because this is the true basis of any project of VA/VE. One of the component of the method is its multidisciplinary nature. The team should be constituted by elements thatrepresent the sectors of the organization, that are indispensable to gather the whole necessary competence to the accomplishment of the project. To conclude, refers that this form of facing the products implies that the value, such as defined previously, becomes to be considered as one of the basic approaches for decision making, developing itself a true "Culture of the Value".
 
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UgoIbusuki03.pdf (7.37 Mbytes)
Publishing Date
2023-12-12
 
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