• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-10112023-123109
Document
Auteur
Nom complet
José Luis Franco Fernandez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Ortiz, Jayme Pinto (Président)
Oliveira, Guilherme Lara
Silvares, Otavio de Mattos
Titre en portugais
Modelagem do fluxo de Halon-1301 em sistemas de extinção de fogo das unidades auxiliares de potência instaladas em aeronaves.
Mots-clés en portugais
Combustão
Prevenção de incêndio
Propulsão de aeronaves
Resumé en portugais
A unidade auxiliar de potência (UAP) extrai energia da queima de combustível existente nos tanques de aeronave e fornece energia elétrica e ar comprimido para os seus diversos sistemas. Embora a UAP seja desenvolvida de forma a minimizar a existência de fogo externo à câmara de combustão, este pode acidentalmente ocorrer e neste caso, após o sistema de detecção e aviso terem informado a tripulação da existência de fogo, o sistema de extinção é disparado e o apagamento é realizado pela concentração volumétrica do Halon-1301. A análise do escoamento foi realizada em duas partes: a primeira, através de um código desenvolvido em MatLab®, que simula o fluxo do Halon-1301 da garrafa pela tubulação utilizando as relações termodinâmicas e equações de compressibilidade dos gases; a segunda parte descreve a convecção deste gás no compartimento da UAP através do método dos volumes finitos.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Aircraft propulsion
Combustion
Fire prevention
Resumé en anglais
The auxiliary power unit (APU), which uses fuel from one of the aircraft's tanks, provides electrical energy and bleed air to the many systems which comprise the airplane. Although the APU has been designed in order to minimize the probability of the outside the combustion chamber, fire may happens and the crew shall be warned in order to trigger the fire extinguish system based on Halon-1301 gas volumetric concentration. The flow was studied in two parts: the first one was developed in MatLab® and uses the thermodynamics relations and compressible equations to describe the flow from the bottle through the pipe: the second part describes the Halon-1301 convection from the nozzles into the APU compartment employing the finite volumes method.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.