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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-10112023-123109
Documento
Autor
Nombre completo
José Luis Franco Fernandez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Ortiz, Jayme Pinto (Presidente)
Oliveira, Guilherme Lara
Silvares, Otavio de Mattos
Título en portugués
Modelagem do fluxo de Halon-1301 em sistemas de extinção de fogo das unidades auxiliares de potência instaladas em aeronaves.
Palabras clave en portugués
Combustão
Prevenção de incêndio
Propulsão de aeronaves
Resumen en portugués
A unidade auxiliar de potência (UAP) extrai energia da queima de combustível existente nos tanques de aeronave e fornece energia elétrica e ar comprimido para os seus diversos sistemas. Embora a UAP seja desenvolvida de forma a minimizar a existência de fogo externo à câmara de combustão, este pode acidentalmente ocorrer e neste caso, após o sistema de detecção e aviso terem informado a tripulação da existência de fogo, o sistema de extinção é disparado e o apagamento é realizado pela concentração volumétrica do Halon-1301. A análise do escoamento foi realizada em duas partes: a primeira, através de um código desenvolvido em MatLab®, que simula o fluxo do Halon-1301 da garrafa pela tubulação utilizando as relações termodinâmicas e equações de compressibilidade dos gases; a segunda parte descreve a convecção deste gás no compartimento da UAP através do método dos volumes finitos.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Aircraft propulsion
Combustion
Fire prevention
Resumen en inglés
The auxiliary power unit (APU), which uses fuel from one of the aircraft's tanks, provides electrical energy and bleed air to the many systems which comprise the airplane. Although the APU has been designed in order to minimize the probability of the outside the combustion chamber, fire may happens and the crew shall be warned in order to trigger the fire extinguish system based on Halon-1301 gas volumetric concentration. The flow was studied in two parts: the first one was developed in MatLab® and uses the thermodynamics relations and compressible equations to describe the flow from the bottle through the pipe: the second part describes the Halon-1301 convection from the nozzles into the APU compartment employing the finite volumes method.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-10
 
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