• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-04122023-104419
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Villabon Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Sinatora, Amilton (Presidente)
Albertin, Eduardo
Pintaúde, Giuseppe
Título em português
Construção e instrumentação de abrasômetro do tipo roda-de-borracha para o estudo do comportamento tribológico de aços.
Palavras-chave em português
Atrito
Desgaste dos materiais
Instrumento de medida
Resumo em português
O ensaio de abrasão, tipo roda-de-borracha (norma ASTM G-65), é muito utilizado na indústria de mineração e transporte de terras, para caracterizar e hierarquizar materiais em função da sua resistência ao desgaste. Os equipamentos com essa configuração não dispõem de instrumentação que permita a aquisição, o controle e armazenamento de parâmetros do tribossistema. Neste trabalho, é descrita a instrumentação de um abrasômetro tipo roda-de-borracha, construído e calibrado conforme a norma ASTM G-65. A instrumentação permitiu o controle da força normal aplicada e da velocidade de rotação da roda, medir a temperatura na amostra e a força de atrito. O equipamento permitiu medir variações da força de atrito devido ao tipo de aço, magnitude da força normal aplicada e tamanho do abrasivo. Alem disso, observou-se que a redução do tamanho do abrasivo provocou diminuição do desgaste, sendo esse efeito dependente da carga aplicada e não apenas do material ensaiado, como mostrado na literatura. Formulou-se também uma hipótese para explicar por que outros equipamentos não permitiram constatar variações na força de atrito em função do tamanho do abrasivo, da força normal e do material. Neste trabalho, constatou-se que a força de atrito dependeu significativamente do material ensaiado, do tamanho do abrasivo e da força normal devido às mudanças de mecanismos de desgaste e à degradação do abrasivo que ocorrem durante o ensaio.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Friction
Material wear
Measuring instrument
Resumo em inglês
The rubber wheel abrasion test (ASTM standard G65) is widely used in mining industry to characterize and rank materials as a function of wear resistance. Nevertheless, equipments available for this purpose don't have yet the appropriated instrumentation to acquisition, controlling and recording of the tribosystem parameters. In this work, the instrumentation of a rubber wheel abrasion wear tester is describes, which was developed and calibrated following the ASTM standard G65. Control of normal load and rotational speed, and measurements of specimen temperature and friction force were accomplished by means of this instrumentation. The tester allowed the measurement of friction force variations as a function of type of steel, normal force magnitude and abrasive size. Beside the type of material, as shown in the literature, the decreasing in wear with the reduction in abrasive size also depended on applied load. A hypothesis was formulated to explain why other equipments do not detect friction force variations, as a function of abrasive size, normal load and type of material. In this work, it was verified that friction force depended strongly on tested material, abrasive size and normal force due to changes in wear mechanisms and abrasive degradation, which occur during the test.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.