• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-04092023-100905
Documento
Autor
Nome completo
Rogério Alexandre Francisco da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Marcos Tadeu (Presidente)
Nader, Gilder
Oliveira Junior, Silvio de
Título em português
Caracterização de túnel de vento de camada limite atmosférica.
Palavras-chave em português
Conversores A/D e D/A
Túneis de vento
Resumo em português
Neste trabalho é apresentado um estudo experimental do comportamento da camada limite em túnel de vento de baixa velocidade. Analisa-se o comportamento do escoamento no túnel de vento de camada limite. Questões de conforto humano sob a ação do vento são abordadas. Foram realizados ensaios com 10 diferentes rugosidades e também um ensaio de saltação de areia. A análise é feita através da comparação entre os perfis de velocidade média, intensidade de turbulência, distribuição espectral de potência da componente longitudinal da turbulência e escala integral da turbulência. Utiliza-se anemometria de fio quente para as medições de velocidade e flutuações de velocidades. A aquisição dos dados foi feita por meio de uma placa conversora A/D conectada a um computador pessoal. Os resultados das medições com o túnel vazio mostraram um campo de velocidades uniforme e baixa intensidade de turbulência. A análise das simulações da camada limite atmosférica pelo método de Counihan mostrou a adequação do túnel para simulações de ventos naturais.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
A/D and D/A converters
Wind Tunnels
Resumo em inglês
This work presents the evaluation of characteristics of the open-loop low speed Wind tunnel to verify its applicability to similarity studies and to experimental simulations of the atmospheric boundary layer. It was performed experiments with several roughness length and too a test of sand erosion. For this purpose a hot wire anemometry system was implemented for the measurements of mean velocity and velocity fluctuations. Data acquisition was performed by means of an A/D converter board connected to a personal computer. Experimental results are presented in form of velocity profiles and turbulence intensities. Results of measurements in the empty tunnel showed a uniform velocity field and low turbulence. Counihan methods showed the adequacy of the tunnel for natural wind simulations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.