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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-145054
Documento
Autor
Nome completo
Karina Ferrara Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Ferrari, Maria Aparecida (Presidente)
Oliveira, Cristiane Coppe de
Tondato, Marcia Perencin
Título em português
A pratica profissional de Relações Públicas na perspectiva do Programa Etnomatemática: atitudes perante a Matemática e utilização de saberes matemáticos segundo egressos da ECA-USP
Palavras-chave em português
Atitudes perante a Matemática
Estatística não-paramétrica
Programa Etnomatemática
Relações Públicas
Teste Kruskal-Wallis
Resumo em português
Ao preparar a organização para a administração de riscos e conflitos, o profissional de Relações Públicas atua como um analista de cenários (FERRARI, 2011), o que requer a utilização de processos como comparar, classificar, quantificar, medir, explicar, generalizar, inferir e avaliar. Esses processos envolvem a mobilização dos saberes matemáticos, aqui definidos com base em DAmbrosio (2018) como o conjunto de conhecimentos de natureza matemática que são utilizados diariamente pelos indivíduos e não são aprendidos somente por meio da educação formal. Assim, os saberes matemáticos se diferenciam do conhecimento formalizado e ensinado nas escolas e universidades, que é a disciplina Matemática ou a matemática acadêmica. A partir da perspectiva do Programa Etnomatemática, que coloca em xeque a universalidade da Matemática produzida pela academia, o trabalho em questão tem como objetivo investigar a prática profissional de Relações Públicas e propor recomendações sobre como o conhecimento matemático pode ser abordado no curso de graduação de Relações Públicas considerando as atitudes perante a Matemática. Por meio do uso da técnica survey, participaram da pesquisa 319 egressos do curso de Relações Públicas da ECA-USP formados entre 1993 e 2021, e os resultados foram obtidos com estatística descritiva e condução do teste não-paramétrico Kruskal-Wallis. Com isso, foram identificadas 225 tarefas do dia a dia profissional dos relações-públicas que utilizam os saberes matemáticos, a partir de cinco categorias: Agir estrategicamente e estar um passo à frente, Operacionalização do dia a dia profissional, Toda ação tem uma mensuração, O papel analítico em evidência e Atravessamentos dos processos organizacionais. Além disso, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas atitudes perante a Matemática em relação às seguintes variáveis: idade, cor/raça, escolaridade, cargo, experiência da Matemática como obstáculo e atuação em Relações Públicas/Comunicação. A pesquisa realizada resultou em oito recomendações sobre como tratar o conhecimento matemático nos cursos de Relações Públicas, as quais: abordagem transdisciplinar; compreensão da matemática como conjunto de conhecimentos; considerar as individualidades dos estudantes; dialogar sobre dificuldades com a matemática; descortinar práticas de natureza matemática nas Relações Públicas; contextualização de conteúdos para a área das Relações Públicas; refletir sobre a finalidade da aprendizagem dos conteúdos de natureza matemática; preocupação com a didática de ensino. O estudo realizado pode contribuir com o aprimoramento da formação oferecida aos estudantes de Relações Públicas, de forma a proporcionar que estes alunos depois de formados ampliem o leque de possibilidades de trabalho, incluindo atividades que demandem a mobilização de conhecimentos e competências matemáticas.
Título em inglês
The professional practice of Public Relations from the perspective of the Ethnomathematics Program: attitudes towards Mathematics and the use of mathematical knowledge according to ECA-USP former students
Palavras-chave em inglês
Attitudes towards Mathematics
Ethnomathematics Program
Kruskal-Wallis test
Non-parametric statistics
Public Relations
Resumo em inglês
When preparing the organization for risk and conflict management, the Public Relations professional acts as a scenario analyst (FERRARI, 2011), which requires the use of processes such as comparing, classifying, quantifying, measuring, explaining, generalizing, inferring, and evaluating. These processes involve the mobilization of mathematical knowledge, defined here based on D'Ambrosio (2018) as the set of knowledge of mathematical nature that are used daily by individuals and are not learned only through formal education. Thus, mathematical knowledge is different of the formalized knowledge taught in schools and universities, which is the Mathematics discipline or academic mathematics. From the perspective of the Ethnomathematics Program, which questions the universality of mathematics produced by the academy, this study aims to investigate the professional practice of Public Relations and to propose recommendations on how mathematical knowledge can be approached in the Public Relations undergraduate courses considering the attitudes towards mathematics. Through the use of the survey technique, 319 alumni from the Public Relations undergraduate course of ECA-USP who graduated between 1993 and 2021 participated in the research, and the results were obtained using descriptive statistics and conducting the non-parametric Kruskal-Wallis test. Thus, 225 daily professional tasks that use mathematical knowledge were identified, which were grouped into five categories: Acting strategically and being one step ahead, Operationalization of daily professional life, Every action has a measurement, The analytical role in evidence and Crossing organizational processes. In addition, differences statistically significant in attitudes toward mathematics were found in relation to the following variables: age, color/race, education, job title, experience of mathematics as an obstacle, and professional career in Public Relations/Communication. The research resulted in eight recommendations about how to deal with mathematical knowledge in Public Relations undergraduate courses, which are: transdisciplinary approach; understanding mathematics as a body of knowledge; considering the individuality of students; dialogue about difficulties with mathematics; unveiling practices of a mathematical nature in Public Relations; contextualization of subject matter for the area of Public Relations; reflecting on the purpose of learning mathematical knowledge; concern with the didactics of teaching. The study may contribute to the improvement of the education offered to students of Public Relations, so that after graduating these students would be able to expand the range of job possibilities, including activities that require the mobilization of mathematical knowledge and mathematical skills.
 
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Data de Publicação
2023-12-20
 
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