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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-18122023-192844
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Brancaglion Alfonso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Cibele Araujo Camargo Marques dos (Presidente)
Schmidt, Clarissa Moreira dos Santos
Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
Título em português
Identificação arquivística como metodologia para mapear fluxos documentais: um estudo de caso do arquivo administrativo da Fundação OSESP
Palavras-chave em português
Arquivística
Arquivo Administrativo
Arquivos Correntes
Gestão Documental
Identificação Arquivística
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é estudar e aplicar a metodologia de trabalho denominada de identificação arquivística no arquivo administrativo da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, visando mapear o fluxo de dois tipos documentais. Essa pesquisa foi estruturada com seções teóricas e uma prática. Nas primeiras, foi investigando os aspectos jurídico-administrativos que caracterizam as instituições denominadas de fundações, e em seguida foi realizado um levantamento da literatura da área acerca do tratamento de documentos arquivísticos, especificamente de acervos correntes institucionais, apresentando as vantagens da aplicação da metodologia de identificação arquivística em tais arquivos. Sendo estabelecida a base teórica, a pesquisa parte para a etapa pragmática, onde aplica a metodologia investigativa na instituição cujo aspectos jurídico-administrativos também foram abordados. Primeiro é apresentada a identificação do órgão produtor dos documentos, levantando os estudos históricos da entidade e realizando uma análise profunda das legislações que a regem e seus documentos constitutivos, para então aplicar a metodologia proposta por meio do formulário de identificação do órgão produtor. Em seguida, é apresentada a identificação dos tipos documentais, especificamente dois tipos, os contratos de músicos extras e as atas de reunião, também aplicando a metodologia de identificação arquivística por meio do formulário de identificação da tipologia documental. Com essas informações coletadas pela identificação do órgão produtor e por meio de entrevistas realizadas junto aos departamentos produtores, é desenhado o mapa dos fluxos de ambos os tipos documentais, realizando um comparativo entre os fluxos dos documentos elaborados fisicamente e dos documentos elaborados digitalmente. Para realizar o mapeamento por meio de uma representação gráfica simples e compreensível, foi utilizada a ferramenta de fluxograma, que nos permitiu visualizar os caminhos percorridos pelos contratos de prestação de serviços de músicos extras e as atas de reunião do conselho de administração. Por fim, consolidando as discussões apresentadas e a aplicação da metodologia de trabalho proposta, consideramos que a utilização da metodologia de identificação arquivística em um arquivo corrente, ou seja, no âmbito do desenvolvimento de programa de gestão documental, apresenta conhecimentos primordiais para a compreensão da gênese documental, bem como nas etapas de trabalho tanto para o arquivos cumprir adequadamente sua função de guarda e disponibilização de informações, quanto para os próprios departamentos produtores, que utilizam estes documentos no cumprimento das atividades administrativas.
Título em inglês
Archival Identification as a methodology for mapping documentary flows: a case study of the administrative archive of the OSESP Foundation
Palavras-chave em inglês
Administrative Archive
Archival Identification
Archival Science
Current Records
Records Management
Resumo em inglês
The objective of this research is to study and apply the Archival Identification methodology in the administrative archive of the Symphonic Orchestra of São Paulo Foundation (OSESP Foundation), in order to map the flow of two documentary types. This research was structured with theoretical sections and a practical section. In the former, legal and administrative aspects that characterize institutions called foundations were investigated. Subsequently, a literature survey on the processing of archival documents, specifically of current business collections, was carried out, presenting the advantages of applying the Archival Identification methodology to such archives. Once the theoretical framework is established, the pragmatic stage of the research is carried out, in which the investigative methodology is applied to the institution whose legal and administrative aspects were also addressed. First, the identification of the producer agency is presented, surveying the entitys historical studies and performing an in-depth analysis of the laws that govern it and its constituent documents, in such a way to apply the proposed methodology by the identification form of the producer agency. Then, the identification of the documentary types is presented, specifically two types: the contracts for additional musicians and the meeting minutes, also employing the Archival Identification methodology by the record type identification form. After collecting this information by identifying the producer agency and conducting interviews with the producer departments, the flow of both documentary types is mapped, comparing the flows of physically-created records and digitally-created records. To carry out the mapping using a simple and understandable graphic representation, the flowchart tool was used, which allowed us to visualize the paths taken by the contracts for the provision of services of additional musicians and the minutes of the board of directors meeting. Finally, consolidating the discussions presented and the application of the proposed research methodology, we consider that the use of the Archival Identification methodology in a current record, that is, within the framework of the development of a records management program, demonstrates essential knowledge for understanding the archival record genesis, as well as in the work stages both for the archives to adequately fulfill their function of storing and providing information and for the very producer departments, which use these documents for undertaking administrative activities.
 
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Data de Publicação
2023-12-18
 
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