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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-28062023-132401
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Garzillo Cavalcanti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Borges, Cristian da Silva
Gontijo, Rodrigo Correa
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Título em português
Poéticas de um Brasil on-line: os vídeos de Arnaldo Antunes, Vera Holtz e Nuno Ramos
Palavras-chave em português
Arnaldo Antunes
Arte nas plataformas sociais
Nuno Ramos
Remidiation
Vera Holtz
Resumo em português
A pesquisa parte de ações de Arnaldo Antunes, Vera Holtz e Nuno Ramos publicadas entre 2016 e 2020, nas plataformas sociais Facebook e Youtube. Tais artistas vão para a internet para desenvolver experimentos desprendidos de rótulos sobre suas obras e da aprovação de terceiros, criando manifestações que desviam de sua produção artística corrente. Seus vídeos atuam como comentários ou críticas referentes a acontecimentos políticos, produzindo arte como reação aos fatos ocorridos no âmbito nacional. A análise é atravessada pela noção de remidiation (GRUSIN, 2000). A pesquisa ainda se sustenta numa visão arqueológica da história do vídeo e da arte. Defende-se a tese de que os três artistas realizam ações em vídeo na internet como forma de criar pensamentos sobre a crise política do Brasil.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Arnaldo Antunes
Art on social media
Nuno Ramos
Remediation
Vera Holtz
Resumo em inglês
The research is based on actions made by Arnaldo Antunes, Vera Holtz and Nuno Ramos published between 2016 and 2020 on the social platforms Facebook and Youtube. Such artists go to the internet to develop experiments detached from labels on their works and approval by third parties, creating manifestations that deviate from their current artistic production. Their videos acts as comments or criticisms of political events, producing art as reactions to events that takes place at the national level. The analysis is crossed by the notion of remediation (GRUSIN, 2000). The research is also based on an archaeological view of the history of video and art. The thesis is defended that the three artists carry out video actions on the internet as a way of creating ideas about the political crisis in Brazil.
 
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Data de Publicação
2023-06-28
 
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