• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-27062023-164734
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Correia Ferreira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Borges, Rosane da Silva
Mello, Christine Pires Nelson de
Santos, Gislene Aparecida dos
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Da Barreira do Inferno à Terra de Gigantes: a história de nossa escrita e a escrita de nossa história
Palavras-chave em português
Artes visuais
Audiovisual
Coletivos de arte
Intervenção urbana
Realidade virtual.
Resumo em português
Esta tese analisa a própria trajetória artística do autor nas artes visuais e no audiovisual, passando por diferentes urgências sociais e políticas nas duas últimas décadas no Brasil. Cerca de vinte trabalhos artísticos são examinados em seus diferentes contextos históricos com ênfase na mobilização subjetiva, nas proposições colocadas no caminho criativo e na pesquisa gerada por estes processos. Através do olhar para estas ações poéticas individuais e coletivas, a tese busca estudar como foram organizadas estas obras visuais e audiovisuais contemporâneas e quais suas influências, referências, estruturações e formas de exibição. A sistematização das entrevistas, depoimentos e reflexões dos processos artísticos analisados nos possibilita observar um diagrama complexo com ligações entre diferentes campos teóricos como sociologia, história, cinema, comunicação, teoria da arte e filosofia. O exame destes processos aponta para uma invenção contemporânea de um processo singular de criação audiovisual com suas escolhas estéticas e éticas de produção e circulação destas obras.
Título em inglês
From the Blasted Lands to the Land of Giants: the story of my writing and the writing of my story
Palavras-chave em inglês
Art collectives
Audio-visual
Urban intervention
Virtual reality
Visual arts
Resumo em inglês
This thesis analyzes the author's own artistic trajectory in the visual and audiovisual arts, passing through different social and political issues in the last two decades in Brazil. About twenty artworks are examined in their different historical contexts with an emphasis on the subjective mobilization, propositions placed on the creative path and the research generated by these processes. Through looking at these individual and collective poetic actions, the thesis seeks to study how these contemporary visual and audiovisual works were organized and what their influences, references, structures and forms of exhibition were. The systematization of the interviews, testimonials and reflections of these artistic processes allows us to observe a complex diagram with links between different theoretical fields such as sociology, history, art theory and philosophy. The examination of these processes points to a contemporary invention of a singular process of audiovisual creation with its aesthetic and ethical choices for the production and circulation of these works.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.